O Instagram anunciou nesta quarta-feira (22) uma ferramenta que deixará o feed menos abarrotado de publicações repetitivas dos seus amigos sem noção que postam quase uma dezena de fotos de um mesmo evento. A partir de agora, é possível enviar até 10 fotos ou vídeos e juntá-los num álbum.

• O Instagram agora avisa sobre algumas capturas de tela que você fizer no app
• WhatsApp lança Status, a mais nova cópia do Snapchat

Filtros e marcações de usuários podem ser feitos individualmente, mas também é possível fazer edições em massa. No entanto, a legenda e marcação de localização valem para o álbum todo.

Além de amenizar a sequência de fotos de festas, o post no blog do Instagram sugere que os álbuns podem ser muito úteis para tutoriais. A plataforma tem diversos perfis que postam fotos de comida e, com os álbuns, pode se tornar uma ferramenta interessante para marcas realizarem vídeos de passo a passo com receitas, por exemplo.

No feed, esse tipo de publicação será indicada por bolinhas abaixo da primeira imagem – é só deslizar para os lados para ver tudo. Dentro dos perfis, um pequeno ícone quadrado irá identificar que se trata de um álbum.

instagram-albuns-feed

A novidade está disponível na versão 10.9 do aplicativo para iOS e Android, bastando atualizá-lo.

[Instagram]

Imagem do topo: Instagram/Vimeo