O Instagram começou a liberar para os usuários o recurso “Duplo” (ou “Dual”, em inglês) – uma ferramenta semelhante à lançada pelo aplicativo rival BeReal.
O novo recurso permite gravar conteúdos com as câmeras frontal e traseira do smartphone ao mesmo tempo.
A ideia é permitir que os usuários possam compartilhar Reels com suas reações faciais, enquanto estão gravando eventos com a câmera traseira. No vídeo final, a imagem da câmera traseira ocupará o maior espaço da tela, enquanto que a imagem do usuário aparece em uma pequena janela flutuante.
A novidade já tinha sido antecipada na última semana por Adam Mosseri, chefe do Instagram. No vídeo, ele também mencionou outros recursos que estão chegando para o Reels, como a mesclagem de vídeos, templates de conteúdo, além de melhorias de remixagem.
📣 Reels Updates 📣
We’re announcing new features making it easier and more fun to collaborate, create and share Reels. These updates include:
– Reels Video Merge
– Reels Templates
– Remix Improvements
– Dual CameraCheck them out and let me know what you think 👇🏼 pic.twitter.com/XZUiqmANSX
— Adam Mosseri (@mosseri) July 21, 2022
Quando o recurso estiver disponível para todos, a opção “Duplo” estará listada no menu esquerdo, ao iniciar uma gravação de Reels. A função também permite adicionar efeitos e música após encerrar a gravação.
Instagram e o anti-Instagram
Conforme apontou o PetaPixel, o “Dual” foi anunciado justamente no momento que o BeReal vem ganhando popularidade nos Estados Unidos. Inclusive, o aplicativo ficou nesta semana em primeiro lugar na lista de downloads da App Store, superando, até mesmo, o TikTok.
O BeReal foi anunciado com uma proposta de ser uma espécie de “anti-Instagram”, e se autodenominou como a “primeira plataforma espontânea e imprevisível”. Nele, não há ferramentas de edição ou filtros. Os usuários só podem publicar apenas uma foto por dia, sem qualquer tipo de edição, e apenas em horários específicos e aleatórios determinados pelo próprio aplicativo.
O objetivo foi criar uma rede social menos tóxica, onde as pessoas podem ser mais realistas e genuínas. O BeReal também introduziu o recurso em que solicita aos usuários tirarem fotos com a câmera frontal e frontal em simultâneo, para mostrar exatamente onde eles estão e o que estão fazendo – recurso semelhante a este que agora está chegando no Reels do Instagram.
No Twitter, uma jornalista americana comparou o recurso de captura bidirecional do Instagram e do BeReal. Veja abaixo:
in an apparent attempt to copy the popular app BeReal, Instagram is rolling out its own feature (called ‘Dual’) to take disappearing photos using the front and back cameras simultaneously
left is IG stories, right is BeReal pic.twitter.com/TuOeR3N0PE
— paris martineau (@parismartineau) July 28, 2022