O Instagram está trabalhando em um novo aplicativo de mensagens chamado Threads “para promover o compartilhamento constante e íntimo entre os usuários e seus amigos mais próximos”, conforme aponta uma reportagem do Verge publicada nesta segunda-feira (26). Essa parece ser mais uma tentativa do Facebook de entrar no território do Snapchat.

O Threads seria desenvolvido como um app irmão para o Instagram e “incentivaria os usuários a compartilhar automaticamente sua localização, velocidade e bateria restante” com quem estiver na lista de “melhores amigos”, “junto com ferramentas de mensagens típicas como texto, foto e vídeo”.



O aplicativo está sendo testado internamente e parece outra tentativa de emplacar um app de mensagens separado ao Instagram. Em 2017, a companhia deixou de trabalhar no Direct, que funcionaria separadamente.

O Verge aponta que o Threads foi desenvolvido para compartilhar uma ampla gama de informações com a lista de melhores amigos do usuário. Isso inclui uma funcionalidade opcional de “compartilhamento automático” que dá acesso a atualizações regulares à localização da pessoa:

Capturas de tela analisadas pelo Verge mostram um aplicativo que é projetado para promover o compartilhamento constante e automático entre os usuários e as pessoas que estão na “lista de melhores amigos” do Instagram. Opte por compartilhar automaticamente e o Threads vai atualizar regularmente o seu status, dando aos seus amigos uma visualização em tempo real de sua localização, velocidade, entre outros. Neste momento, o Threads não mostra a sua localização em tempo real – em vez disso, o app pode dizer algo que um amigo “está se deslocando”, de acordo com fontes familiarizadas com o assunto.

Você também pode atualizar o seu status manualmente, e eles aparecerão no feed principal junto com as mensagens.

Em outras palavras, o Threads parece ter como objetivo permitir que uma lista de amigos possa receber atualizações regulares e automáticas.

O Threads tem ainda uma seção onde as mensagens de amigos aparecem em um feed central, junto com um “pontinho verde que indica quais de seus amigos estão ativos naquele momento” – algo que já estamos habituados no Facebook Messenger, por exemplo.

O tal app também permite que os usuários veja rapidamente stories publicados pelos amigos e inclui funções de câmera.

O Facebook, depois de enfrentar críticas crescentes sobre seu papel onipresente que vai desde a promoção de propaganda política falsas a vazamentos maciços de dados, sinalizou que algumas mudanças importantes estão em andamento.

Mark Zuckerberg anunciou que a privacidade passaria a ser central para a empresa e, segundo informações, lançou um projeto para mesclar a infraestrutura de mensagens do WhatsApp, Instagram e Facebook Messenger.

É difícil evitar a impressão de que estão tentando deixar lado as plataformas públicas pelas plataformas fechadas somente para mascarar as muitas falhas da empresa.

Não está claro qual o papel que o Threads pode desempenhar no futuro do Facebook. Mas fortalecer os recursos de mensagens do Instagram enquanto integra ainda mais a rede social na infraestrutura técnica do Facebook pode ajudar Zuckerberg e sua equipe a argumentar que o Facebook e suas subsidiárias estão muito interconectadas para se separarem, especialmente em um momento em que as agências antitruste estão analisando as últimas aquisições corporativas.

De acordo com o Verge, não está claro quando a Threads pode ser lançado.

[The Verge]