Instagram lança ferramentas que evitam que invasão de spam nos perfis
A Meta, empresa-mãe do Facebook, está implementando um conjunto de recursos para simplificar a identificação e remoção de spam e contas com comportamento questionável no Instagram. As ferramentas estão sendo lançadas gradativamente e devem chegar para todos os usuários já dentro das próximas semanas.
As novas funcionalidades consistem em um sistema aprimorado de detecção de spam nas interações na plataforma. Ou seja, a novidade vai “denunciar” comentários com sinais de spam. Além disso, irá ocultá-los da lista de comentários principal e vai disponibilizá-los em uma uma página separada para usuários analisarem o conteúdo e decidirem pela sua exclusão – ou não.
Caso a interação não seja um spam, os usuários poderão classificar o material como seguro e continuar vendo-os normalmente. No entanto, caso a análise não seja realizada dentro de um período de 30 dias, o conteúdo será deletado permanentemente.
A plataforma também passará a notificar usuários sobre publicações que representam uma violação de suas diretrizes de uso. A ação é parte dos esforços do Instagram para conscientizar os usuários do que é ou não permitido, bem como oferecer maior transparência em relação às sanções aplicadas.
A chegada do novo recurso visa diminuir a proliferação de bots que espalham comentários de spam na plataforma e que cresceram vertiginosamente nos últimos anos. Atualmente, é comum ver postagens de alto alcance que recebem comentários suspeitos com o objetivo de promover páginas de conteúdo duvidoso.
Esses comentários são comuns em publicações de influenciadores famosos e com muitos seguidores. Sendo assim, um dos efeitos das novas ferramentas da rede social é esconder de imediato postagens feitas por perfis que tenham comportamento suspeito.
Um efeito da invasão dos bots na rede social é a proliferação de conteúdo sexualmente explícito na plataforma, proibido pelas diretrizes e políticas do Instagram.