Desde o iPhone 7 Plus, a Apple oferece em seus smartphones o modo Retrato, que melhora e muito as suas selfies, aumentando o foco na pessoa e desfocando o fundo de maneira a dar destaque ao objeto principal da imagem: você. Agora, no entanto, isso não será exclusividade dos iPhones e de algumas outras poucas marcas. Isso porque o Instagram acaba de anunciar o modo Foco, que basicamente faz a mesma coisa.

• Snapchat anuncia recurso de conversa em grupo que o Instagram provavelmente vai copiar
• Instagram anuncia mudanças, e não precisaremos mais ver fotos de quatro dias atrás

O modo Foco foi apresentado nesta terça-feira (10) pelo Instagram e, embora não esteja funcionando de cara em todos os smartphones, deve em breve chegar ao seu, estando disponível para iPhone SE, 6S, 6S+, 7, 7+, 8, 8+, X e determinados aparelhos Android. A atualização apareceu na versão 39.0 do aplicativo, disponível na App Store e no Google Play.

Ao abrir a câmera dentro do aplicativo do Instagram, você verá a opção Foco abaixo do botão de gravação, ao lado da alternativa Superzoom. Você pode usar o modo tanto com a câmera frontal, para as suas selfies, quanto com a traseira, para fotografar um amigo. Ao ser identificado, o rosto na imagem permanece focado, e o segundo plano é levemente desfocado. O modo funciona também na gravação de vídeos.

Usuários de iOS ganham ainda uma outra novidade: o lançamento de uma figurinha @mencionar. O recurso facilita o engajamento com os amigos na publicação de seus stories. Para acrescentar o detalhe em seus posts, abra a bandeja de figurinhas após tirar sua foto, toque em @mencionar e comece a digitar o nome da conta que você deseja marcar na publicação. É possível girar, mudar o tamanho e colocar sua marcação onde quiser no post.

Usuários de iOS ganharam ainda a função @mencionar (Imagem: Instagram)

As novidades são divertidas, mas, por enquanto, nada de o Instagram copiar o Snapchat, que na semana passada lançou uma função de conversas em vídeo em grupos de até 16 pessoas. Mas não se preocupe, porque, considerando o histórico, o recurso em breve deve chegar ao app.

Imagem do topo: Instagram