É uma doença. Seja por você ficar repetidamente checando para ver novas curtidas numa foto ou só ficar deslizando sem pensar o seu feed, o Instagram pode ser tremendamente viciante. E bem a tempo para ajudar a alimentar seu hábito, o Instagram criou um novo recurso de “status de atividade” que te mostra a última vez em que alguém esteve ativamente usando o serviço.

Para ver os novos status de atividade, tudo o que você precisa fazer é ir para suas mensagens diretas e procurar pela pequena marcação de tempo que mostra a última vez que alguém com quem você conversou no Instagram usou o app. Esses horários podem ser bem granulados; você pode ver até há quantos minutos ou horas alguém acessou o serviço recentemente, enquanto pessoas onlines na hora são mostradas como “Ativo Agora”. A atualização começou a sair nesta quarta-feira (17), para usuários de Android e iOS.

Para você que acha esse recurso invasivo, a sorte é que não é difícil de desligá-lo. Basta ir ao menu de configurações do app e deslizar até que você veja “Mostrar status da atividade”. Basta clicar na chavinha do lado para desligar a função.

Essa alteração vem pouco depois de o Instagram lançar seu app de mensagens separado, o Direct, que leva suas mensagens diretas para um aplicativo separado — algo que parece projetado para afastar ainda mais os usuários do maior concorrente do Instagram, o Snapchat.

Se você escolher esconder seus status de atividade, tem uma pegadinha (óbvia): você não conseguirá ver o dos seus amigos. O que é justo. Por que você deveria conseguir espionar os outros se você não quer que fiquem de olho em você?

[The Next Web]