Fim de ano tem sido a festa dos novos recursos nos aplicativos mais populares do mundo.

Agora, o Instagram lançou um artifício que facilitará a vida de quem possui um perfil profissional e gostaria de divulgá-lo em blogs ou portfólios na internet.

Com a função “Incorporação de Perfil”, os usuários da rede social vão poder embedar uma versão em miniatura do perfil do Instagram em um site. Até agora, só era possível incorporar apenas posts individuais de fotos ou vídeos.

A novidade foi anunciada por Adam Mosseri, chefe do Instagram, em um post no Twitter.

“Há muitos anos você consegue incorporar uma foto ou vídeo do Instagram em um site. Isso se estende a essa ideia e permite que você insira uma versão em miniatura do seu perfil do Instagram em um site. Talvez você queira mostrar o seu conteúdo do Instagram em um site em algum lugar ou criar um link para o de outra pessoa”, disse Mosseri.

No perfil incorporado, é possível ver a foto e o nome de usuário; total de seguidores e posts; assim como seis fotos publicadas. Também há um botão para ver o perfil completo.

Por enquanto, a novidade está disponível apenas nos Estados Unidos. Ainda não há informações sobre quando a função estará disponível no Brasil.

Outros recursos

Mosseri aproveitou para anunciar outras novidades, como a possibilidade de os usuários responderem comentários na forma de vídeos. Ao contestar a mensagem, uma nova opção aparecerá para criar o vídeo no Reels, com ele sendo publicado na forma de um adesivo. Vale lembrar que as respostas de comentários em vídeo já existem no rival TikTok.

O Instagram também está lançando o “IG Playback”, que resgata o histórico de stories do usuário para que ele escolha dez deles para compartilhar com os seguidores –como uma “retrospectiva” de final de ano. Para usar o novo recurso, o usuário precisa ter postado mais de três stories neste ano ou ter a função arquivo ativada.