_Instagram

Novo recurso deixa mais fácil publicar o mesmo post em várias contas do Instagram

Facebook e Twitter têm funções para compartilhar conteúdo de outros usuários. O Instagram, por sua vez, sempre abordou essa questão de forma diferente e prestigiou a originalidade — até hoje, não há um recurso nativo para postar uma foto do feed de outro usuário no seu próprio feed. Isso, porém, está começando a mudar: o […]

Pessoa tirando foto do logo do Instagram

Getty

Facebook e Twitter têm funções para compartilhar conteúdo de outros usuários. O Instagram, por sua vez, sempre abordou essa questão de forma diferente e prestigiou a originalidade — até hoje, não há um recurso nativo para postar uma foto do feed de outro usuário no seu próprio feed.

Isso, porém, está começando a mudar: o app de iOS vai começar a oferecer a opção de postar a mesma imagem ou vídeo em múltiplas contas ao mesmo tempo. Ao criar uma nova publicação, o aplicativo vai permitir marcar cada uma das contas que você administra.

• Quando inevitavelmente estragarem o Instagram, você pode culpar este cara do meio

Ainda não se sabe quando a novidade estará disponível para Android ou se ela chegará também para os Stories. Isso ainda não é um “regram” — você só vai poder postar a mesma coisa em várias contas que você mesmo administra, não pegar coisas de outras contas que você vê segue. De qualquer forma, é curioso pensar nisso em comparação com o que era o Instagram em seus primórdios: um app para fotos pessoais e instantâneas.

Imagem: Alessandro Feitosa Jr./Gizmodo Brasil

Replicar conteúdo em contas diferentes, como comenta o TechCrunch, pode facilitar a vida de produtores que administram vários perfis, mas também pode atrapalhar a recepção, já que cada um tem sua própria linguagem e público. A qualidade da rede tende a cair, com mais conteúdo produzido em série e uma abordagem menos artesanal, por assim dizer. O algoritmo que escolhe o que vemos, porém, pode dar conta disso e continuar selecionando posts interessantes com base nas reações dos usuários.

A novidade acompanha o crescimento da rede, que já tem mais de um bilhão de usuários e não conta apenas com pessoas, mas também marcas, empresas, lojas e sites de notícias — nós estamos lá, inclusive! Relatos dão conta que Mark Zuckerberg vê o Instagram como o potencial principal produto de sua empresa no futuro. É uma leitura que faz sentido: a rede de imagens já é mais popular que o Facebook entre os mais jovens.

Já faz um tempo que o Instagram não é mais o mesmo. Recursos copiados de outras redes, como os Stories inspirados no Snapchat, e o fim do feed por ordem cronológica, matando a ideia de instantaneidade da rede, distanciaram bastante o aplicativo da ideia inicial de compartilhar fotos bonitas com filtros e efeitos retrô. Ter um recurso para postar a mesma coisa em várias contas pode ser uma mudança sensível, mas ainda há bastante diferença para outras redes. Resta saber até quando isso ainda vai durar.

[TechCrunch]

Sair da versão mobile