O Instagram anunciou na terça-feira (24) uma série de medidas para combater a desinformação sobre o novo coronavírus (COVID-19) em sua plataforma e incentivar as pessoas a ficarem em casa.

Ao buscar uma informação sobre COVID-19, por exemplo, o Instagram vai exibir uma mensagem instruindo os usuários a acessar os perfis da Organização Mundial da Saúde e dos Ministérios da Saúde locais. Segundo a rede social, o recurso deve estar disponível globalmente nas próximas semanas.

Imagem: Instagram

Alguns conteúdos sobre o coronavírus que não foram publicados por uma organização de saúde confiável estão sendo removidos da página Explorar. Contas relacionadas ao COVID-19 também não estão mais sendo recomendadas pela plataforma. Outras publicações classificadas como falsas pelos verificadores de fatos terceirizados são rebaixadas no feed e no Stories.

O Instagram ainda afirma que “removeremos alegações falsas ou teorias da conspiração que organizações mundiais de saúde e autoridades de saúde locais importantes tenham sinalizado como possivelmente prejudiciais às pessoas que acreditarem nelas”.

Com o intuito de impedir que algumas pessoas se beneficiem da situação atual, o Instagram diz que vai implementar uma política rigorosa para controlar os anúncios na plataforma:

Proibimos anúncios enganosos de produtos que se refiram à COVID-19 com a intenção de criar urgência, garantir cura ou impedir as pessoas de contraí-la. Além disso, banimos temporariamente anúncios e conteúdo de marca que promovam determinados suprimentos médicos, incluindo máscaras faciais.

Se você adora publicar no Stories, o recurso agora conta com figurinhas sobre lavar as mãos e manter distância das outras pessoas, por exemplo, e em breve estarão disponíveis na câmera. Para ajudar a arrecadar fundos para esforços emergenciais, a figurinha Doação está sendo disponibilizada em mais países e agora há uma seção chamada “COVID-19” para que as organizações sem fins lucrativos possam ser identificadas facilmente.

Outra novidade é a figurinha “Fique em casa”. Todas as publicações que a utilizarem são incluídas em um story compartilhado do Instagram para os usuários acompanharem o que as outras pessoas estão fazendo durante esse período de distanciamento social.

Para os usuários que gostam de acompanhar o feed junto aos amigos, o Instagram lançou a Visualização em grupo. Com o recurso, é possível fazer um bate-papo em vídeo com várias pessoas para visualizarem juntos uma série de fotos e vídeos salvos, curtidos e sugeridos.

Imagem: Instagram

Uma restrição do Stories, porém, é que o Instagram removeu a possibilidade de pesquisar efeitos de realidade aumentada relacionados ao coronavírus. A única exceção é se ele for desenvolvido em parceria com uma organização de saúde reconhecida.