Instagram: usuários poderão resetar algoritmo de recomendação
A Meta anunciou que em breve vai disponibilizar uma função inédita que permite a reinicialização do algoritmo de recomendação do Instagram. Por enquanto, a ferramenta está passando por um período de testes. Porém, ela deve ser liberada em todas as regiões do planeta nas próximas semanas.
[produto_amazon1]
O objetivo da empresa é possibilitar que seus usuários (incluindo adolescentes) possam redefinir suas recomendações algorítmicas no feed principal, reels e explorar. A funcionalidade será apresentada em uma interface bastante amigável e de forma simples e intuitiva, para contribuir para o bem-estar mental de seus usuários.
Durante a reinicialização do algoritmo do Instagram, os usuários da rede social ainda serão capazes de visualizar todas as contas que estão seguindo. E, caso tenham interesse, poderão deixar de segui-las com poucos cliques.
“Queremos garantir que todos no Instagram — especialmente adolescentes — tenham experiências seguras, positivas e adequadas à idade e sintam que o tempo que estão passando no Instagram é valioso. Além de oferecer proteções integradas contra conteúdo sensível com as ‘Contas de Adolescentes’, queremos dar aos jovens novas maneiras de moldar sua experiência no Instagram para que possam continuar refletindo suas paixões e interesses conforme forem evoluindo”
Preocupação com os mais jovens
Antes do processo de rebranding que alterou seu nome definitivamente de “Facebook” para “Meta”, a empresa passava por uma profunda crise de imagem. Isso porque ex-funcionários que ocupavam cargos de gerência dentro da companhia fizeram denúncias contra a big tech.
Documentos internos vazados revelaram que a gigante da tecnologia realizou um estudo interno que comprovou que o Instagram poderia deteriorar a saúde mental de crianças e adolescentes. Na ocasião, a empresa foi acusada de ignorar sistematicamente os dados obtidos para seguir obtendo lucros.
Desde então, a plataforma passou a adotar medidas para garantir uma experiência segura para os mais jovens. Isso inclui novos recursos e, até mesmo, chegou a ensaiar um versão do Instagram só para adolescentes, mas a ideia não foi adiante.
Além disso, usuários criticam o Instagram pela experiência de navegação estar cada vez mais “artificial”. Muitos também reclamam que a curadoria algorítmica da plataforma está limitando a visualização de publicações de amigos próximos ou familiares, além de mostrar conteúdos cada vez mais irrelevantes.
VEJA TAMBÉM: