As edições Google do HTC One e Galaxy S 4 vieram com um novo e melhorado app da Câmera, com recursos como PhotoSphere e um menu de configurações aprimorado. Graças a alguns intrépidos usuários, o APK já está disponível para qualquer um que quiser usá-lo.

Da última vez que um novo app da Câmera foi extraído de uma versão do Android, era preciso ter um smartphone Android rooteado para rodá-lo. Dessa vez, isso não é necessário. A nova versão traz o PhotoSphere, uma ferramenta que ajuda a criar fotos panorâmicas em quase 360º que apareceu no Android 4.2, mas que agora funciona em mais aparelhos. Além disso, o app permite que você use os botões físicos de volume para tirar fotos. O novo menu de configurações permite mexer no comportamento do flash, alternar entre as câmeras frontal e traseira, ajustar o equilíbrio de branco e os tempos de exposição.

Há quem diga que o novo app será parte do Android 4.3, mas ele já aparece nas edições Google do S 4 e HTC One e, apesar de ser provável que ele apareça apenas em smartphones rodando o Android Jelly Bean (4.2), funciona também naqueles rodando as versões 4.1 e 4.0 (ICS). Como o app se comporta varia — no meu caso, ele acrescentou os apps Galeria e Câmera em vez de substituir os originais, mas temos relatos de outros usuários que tiveram que remover esses para que os novos funcionassem. Alguns ainda disseram que o app veio parcial — nova interface e configurações, mas nada de PhotoSphere, por exemplo.

De qualquer forma, é apenas a instalação de um app e, se ele não funcionar para você, basta desinstalá-lo. Se funcionar, porém, você terá um ótimo novo app da Câmera, totalmente gratuito. [XDA Developers via Android Authority]

Agradecimentos ao GMapper14, que publicou essa dica, junto com mirrors para o download, no Hackerspace!