Os dispositivos Amazon Fire TV, como os tablets Amazon Fire, não têm acesso à Google Play Store padrão; portanto, você não pode acessar tantos aplicativos de áudio, vídeo e outros quanto, por exemplo, uma TV Android. No entanto, você não precisa se contentar com essa situação – é possível rodar qualquer aplicativo que você quiser em um dispositivo Fire TV pegando alguns atalhos.

Essa técnica abre seu Fire TV stick ou box ao Kodi, diversos aplicativos VPN, uma variedade de jogos e muito mais. Porém, a menos que você esteja instalando um aplicativo projetado especificamente para uma tela grande (um aplicativo Android TV ou Fire TV), você pode achar alguns problemas – pode ter um excesso de bugs ou pode não aparecer corretamente.

Como em qualquer tipo de hack desse tipo, são necessárias algumas tentativas e erros. Se a princípio você não conseguir, tente novamente…e com “tente novamente” queremos dizer faça uma rápida pesquisa na web para ver se mais alguém tentou instalar um aplicativo específico – pode haver um ou dois ajustes extras necessários para fazê-lo funcionar corretamente.

Abra a página Configurações no seu dispositivo Amazon Fire TV, localize Meu Fire TV e, em seguida, Opções do Desenvolvedor: verifique se o ADB Debbuging e os Aplicativos de Fontes Desconhecidas estão ativados. Isso essencialmente dá ao seu dispositivo permissão para instalar o que você quiser, além das categorias e listas de aplicativos usuais que a Amazon oferece.

Você pode transferir arquivos para o seu dispositivo Fire TV via FTP. Captura de tela: Gizmodo

Um dos perigos de permitir qualquer aplicativo no seu dispositivo Fire TV é que você pode instalar algo perigoso – algo que não foi avaliado pela Amazon e marcado como seguro. Portanto, é crucial que você instale apenas aplicativos de fontes confiáveis, e o APKMirror é um dos diretórios de aplicativos mais conceituados do mercado, por isso é o que estamos mencionando aqui.

[produto_amazon1]

Em seguida, você precisa obter arquivos APK do APKMirror no seu dispositivo de streaming. Existem algumas maneiras de fazer isso, mas a mais fácil que encontramos é a seguinte: Procure o ES File Explorer na Amazon App Store e instale-o (faça uma pesquisa pelo aplicativo usando a opção principal no seu dispositivo Fire TV se você não puder encontrá-lo na seção Aplicativos).

Abra o ES File Explorer, escolha RedeExibir no PC e Ativar. Isso fornece um endereço FTP que você pode usar em um Mac ou PC na mesma rede – basta digitar no Finder ou no File Explorer – para abrir o dispositivo Fire TV no seu computador.

Você pode então baixar arquivos do APK Mirror para o seu computador (o que é muito mais fácil do que tentar fazer em um stick de streaming) e arrastá-los para o dispositivo Fire TV. A pasta Download é um local tão bom quanto qualquer outro para colocá-los, e eles estarão visíveis na aba Local e Download do ES File Explorer.

Agora, para instalar os APKs, você precisa se inscrever no ES Premium: custará US$ 10 por mês, mas você pode obter um teste gratuito de uma semana dentro do aplicativo. Isso permite selecionar arquivos APK e instalá-los no seu Fire TV stick ou box. Nós ainda recomendaríamos pagar pelo menos um mês pelo ES File Explorer pelos serviços que ele oferece.

O processo de instalação é semelhante ao do Android TV. Foto: Gizmodo

Se você não deseja gastar nenhum dinheiro, pode usar um aplicativo chamado Downloader para instalar seus arquivos (novamente, procure-o na Amazon App Store ou pesquise na internet). Se você usar este aplicativo, precisará mover APKs para a pasta Downloader no seu dispositivo Fire TV na etapa FTP.

Descobrimos que o método mais confiável para instalar aplicativos era baixá-los em um computador, transferi-los via FTP e ES File Explorer e instalá-los com o Downloader, mas o Downloader também pode instalar aplicativos diretamente – consulte este guia para instalar o Kodi, por exemplo. Se você possui um link direto confiável para um APK, basta usar o Downloader sozinho.

E isso é tudo: os aplicativos aparecem normalmente na lista de aplicativos, embora, como mencionamos mais acima, você possa encontrar alguns bugs e algumas funcionalidades estranhas para aplicativos que não foram projetados especificamente para TVs.

Infelizmente, não é possível rodar o Google Play Store, mesmo através de APKs (pelo menos no que diz respeito aos nossos testes): o Google não reconhecerá seu dispositivo como um dispositivo Android legítimo. Alguns clientes da loja de aplicativos de terceiros oferecem acesso a uma variedade maior de aplicativos, mas você pode utilizá-los por sua conta e risco.

O Gizmodo Brasil pode ganhar comissão sobre as vendas. Os preços são obtidos automaticamente por meio de uma API e podem estar defasados em relação à Amazon.