_Windows

Como instalar o Windows 8.1 Update agora mesmo

A Microsoft começou a liberar o Windows 8.1 Update, que traz pequenas (e importantes) novidades voltadas para quem usa mouse. Ele está sendo distribuído aos poucos desde as 14h (horário de Brasília) de terça-feira, e chegará a todos os usuários “durante um período de várias semanas”, diz a Microsoft. Mas você pode obtê-lo agora mesmo […]

A Microsoft começou a liberar o Windows 8.1 Update, que traz pequenas (e importantes) novidades voltadas para quem usa mouse. Ele está sendo distribuído aos poucos desde as 14h (horário de Brasília) de terça-feira, e chegará a todos os usuários “durante um período de várias semanas”, diz a Microsoft. Mas você pode obtê-lo agora mesmo em alguns simples passos.

Se você já usa o Windows 8.1, a atualização é feita a partir do Windows Update. Como explica este tutorial da Microsoft:

1. na tela Iniciar, digite “update” e clique em Windows Update.

2. clique em “Procurar atualizações”, e depois clique no texto “X atualizações importantes estão disponíveis”;

3. lá, selecione a opção “Windows 8.1 Update para sistemas baseados em x86/x64 (KB2919355)” – esta é a atualização que nos interessa;

4. clique em Instalar e reinicie o PC. Pronto!

Vale notar que, se você não atualiza (ou não usa) seu PC há algum tempo, é preciso instalar antes a atualização KB2919442, distribuída pela Microsoft em março – só então você poderá instalar o Windows 8.1 Update.

Se você usa o Windows 8.1, a atualização é praticamente obrigatória. Não só por trazer melhorias: a Microsoft diz que, se você não instalar o Update, não receberá mais atualizações a partir de maio: “Ao não instalar o Update, você impedirá que o Windows Update conserte seu sistema com todas as futuras atualizações, começando com as lançadas em maio de 2014 (então instale!)”.

No entanto, como lembra o ZDNet, essa regra não vale para o Windows 8: ele continuará recebendo atualizações normalmente.

E para ir do Windows 8 para o 8.1 Update? O processo é diferente, e já o explicamos por aqui:

1. Abra a Loja (Windows Store) e clique em “Atualizar Windows”;

2. Clique em Baixar e deixe o app Loja aberto na lateral, em modo Snap (senão o Windows pode fechá-lo se precisar de mais RAM);

3. Espere o download, siga as instruções e reinicie o computador.

Para atualizar do Windows 7 para o 8.1, basta seguir este tutorial da Microsoft: você não perde nenhum arquivo, mas precisa reinstalar todos os programas. Por sua vez, quem ainda está no Vista ou XP precisa fazer uma instalação limpa – o tutorial está aqui. É preciso adquirir o Windows 8.1 para instalá-lo, no entanto; ele custa a partir de R$ 410.

As principais novidades do Windows 8.1 Update são:

– se você não usa tablet, o Windows abre direto na área de trabalho, em vez da tela Iniciar;

– por padrão, fotos, música e vídeo abrem com aplicativos desktop, não com apps Metro;

– há botões Pesquisar e Liga/Desliga na tela Iniciar, para você buscar apps (inclusive não-instalados da Loja) e suspender/desligar/reiniciar o computador sem lidar com a barra de charms;

– na tela Iniciar, ao clicar com o botão direito em um ícone, surge um menu de desktop – em vez da barra inferior;

apps Metro ganharam uma barra de título para serem minimizados ou fechados;

– apps Metro aparecem na barra de tarefas, e você pode fixá-los nela;

a barra de tarefas aparece por cima de apps Metro quando você leva o mouse para a borda inferior.

A lista completa com todas as novidades está aqui. Vale lembrar que o menu Iniciar ainda não está de volta: ele virá em uma atualização futura.

Você pode ativar ou desativar algumas das novidades acima: clique com o botão direito na barra de tarefas e depois em “Propriedades”. Então você verá as opções:

Vale notar que, mesmo desativando apps Metro na barra de tarefas, você poderá ver a barra ao levar o mouse até a borda inferior da tela. Você também verá a barra de título com o botão Fechar (mas o botão Minimizar vai sumir).

Você já está usando o Windows 8.1 Update? O que achou? [ZDNet]

Sair da versão mobile