_iOS

Installous, a App Store pirata, fechou as portas

O Hackulous, a equipe por trás do Installous, fechou as postas do seu website e sua loja no Cydia. Isso marca o fim de um dos mais curiosos apps desenvolvidos para dispositivos iOS com jailbreak – aquele que replicava a experiência da App Store com softwares piratas. Normalmente quando alguém quer baixar algo ilegalmente abre […]

O Hackulous, a equipe por trás do Installous, fechou as postas do seu website e sua loja no Cydia. Isso marca o fim de um dos mais curiosos apps desenvolvidos para dispositivos iOS com jailbreak – aquele que replicava a experiência da App Store com softwares piratas.

Normalmente quando alguém quer baixar algo ilegalmente abre o software de BitTorrent, faz uma busca na Usenet ou vasculha os inúmeros serviços de armazenamento de arquivos da web. Para apps de iOS, no entanto, o Installous tinha uma interface amigável e quase profissional para facilitar as buscas.

Como este artigo do iDownloadBlog relata, a equipe do Hackulous deixou uma breve mensagem no seu agora vazio site, culpando o fim do serviço na falta de interesse nos seus fóruns e uma comunidade morta:

Boa noite, doce príncipe.
Estamos muito tristes de anunciar que o Hackulous está acabando. Após muitos anos, nossa comunidade se tornou estagnada e nossos fóruns parecem uma cidade fantasma. Ficou difícil mantê-los online e moderados, apesar da devoção do nosso staff. Somos incrivelmente gratos pelo apoio que tivemos ao longo dos anos e esperamos que novas comunidades surjam a partir da nossa ausência.
Com muito amor,
Hackulous Team

Eu duvido que passar horas desenvolvendo um app que ajude as pessoas a baixar softwares sem precisar pagar por eles fosse algo gratificante, especialmente se você tem uma comunidade que não dava a mínima. Espero que esses caras façam algo mais aproveitável. [Hackulous, via iDownloadBlog]

Sair da versão mobile