_Tecnologia

Intel acaba com MeeGo e se une a Samsung para criar Tizen, novo OS móvel baseado em Linux

Depois de perder o apoio da Nokia e não vingar nem em smartphones, nem em netbooks, nem em tablets, o MeeGo estava praticamente morto. Agora ele chega oficialmente ao fim: a Intel vai fechar o projeto e seguir para o Tizen, nova plataforma baseada em Linux, a ser hospedada na Linux Foundation e desenvolvida com […]

Depois de perder o apoio da Nokia e não vingar nem em smartphones, nem em netbooks, nem em tablets, o MeeGo estava praticamente morto. Agora ele chega oficialmente ao fim: a Intel vai fechar o projeto e seguir para o Tizen, nova plataforma baseada em Linux, a ser hospedada na Linux Foundation e desenvolvida com a Samsung.

O Tizen é uma plataforma de código aberto com base em HTML5 que terá suporte a vários dispositivos, como smartphones, tablets, netbooks e smart TVs. Ele será desenvolvido por Intel e Samsung, e terá apoio do consórcio LiMo Foundation, composto por fabricantes de celular (como Panasonic Mobile e NEC Casio) e operadoras telefônicas (como NTT DoCoMo e Telefonica).

Por enquanto, as informações são escassas. A primeira versão do Tizen deve ser lançada no primeiro trimestre de 2012 – provavelmente em fevereiro, na Mobile World Congress, evento que aparece com destaque em Tizen.org. Os primeiros dispositivos com Tizen chegariam já na metade de 2012.

Para os poucos que choram a perda do MeeGo: o diretor de código aberto na Intel, Imad Sousou, explica que o Tizen é uma aposta muito mais forte no HTML5 do que o MeeGo poderia ser. “Nós acreditamos que o futuro pertence a aplicativos baseados em HTML5… e estamos firmemente convencidos que nosso investimento precisa ir em direção ao HTML5”, explica Sousou no blog do Meego. “Mudar para o HTML5 não significa apenas colocar um web runtime num Linux existente, mesmo um voltado para dispositivos móveis, como o MeeGo tem sido.”

Jim Zemlin, da Linux Foundation, explica que o MeeGo continua com seu código aberto e será hospedado na Linux Foundation, mas “vemos líderes da indústria se alinhando com o Tizen”. Sousou diz que vai trabalhar duro para que usuários e desenvolvedores façam a transição do MeeGo para o Tizen. E a Intel já avisa: os apps para MeeGo funcionarão no Tizen sem qualquer adaptação – então o esforço dos desenvolvedores no MeeGo não foi em vão. Espero que o esforço por trás do Tizen também não seja em vão. [Tizen via This is my Next; imagem via My Nokia Blog]

Sair da versão mobile