_Tecnologia

A Intel fez um headset de realidade virtual totalmente sem fio

Intel entra no ramo de realidade virtual com o Project Alloy, um headset completamente sem fios.

Durante o IDF (Intel Development Forum), a Intel anunciou o seu headset de VR chamado de Project Alloy, um concorrente ao Oculus Rift, HTC Vive e ao Playstation VR. O que difere o equipamento da empresa dos outros é que ele não tem fio (este que você está vendo na imagem foi feito para capturar o vídeo durante uma demonstração), e promete prover uma consciência espacial sem a necessidade de acessórios, como os presentes no Rift e no Vive.

8 usos da realidade virtual que vão além dos videogames
Em um jogo japonês em realidade virtual, ou você salva um gato ou morre

Essa noção de espaço no Project Alloy é feita com a ajuda de duas câmeras Intel Real Sense que ficam mapeando o ambiente que o usuário está. Esse sistema permite, inclusive, mapear a mão da pessoa que está utilizando o aparelho, como demonstrado abaixo.

A Intel chama esta ideia de “merged reality” (realidade combinada, em tradução livre), pois combina imagens da imediação da pessoa captadas pelas câmeras com itens do mundo virtual. E a Intel conseguiu juntar todos esse itens — o processador, sensores e controladores — em um headset sem fios. Resta saber os detalhes técnicos, como, por exemplo, a autonomia de bateria, que não foram ditos. No entanto, não deixa de ser um feito interessante ter um aparelho de realidade virtual sem fio.

Project Alloy mostrado durante o IDF. Crédito: Intel

Durante a demonstração da Intel, no entanto, a câmera Real Sense não pareceu tão fluída como você poderia esperar, especialmente no que diz respeito à reação do mundo digital ao seu entorno. A empresa informa que o hardware de código aberto estará disponível na segunda metade de 2017, mas para um público limitado. Marcas e desenvolvedores poderão criar seus próprios produtos baseado no design e tecnologia do dispositivo criado pela Intel. Resumindo, deve demorar para chegar ao público.

A Intel ainda informou que tem trabalhado com a Microsoft para usar o Windows Holographic, o software que roda no HoloLens. Do lado da companhia de software, foi dito que o Windows Holographic será lançado em um update para todos os computadores com Windows 10 no próximo ano.

Sair da versão mobile