_Componentes

Intel: Paul Otellini, presidente da empresa, irá se aposentar em maio

O CEO da Intel, Paul Otellini, trabalha na empresa há 40 anos. Provavelmente não há muitas pessoas que possam dizer o mesmo, já que a empresa existe há 45 anos. Otellini se tornou CEO há oito anos, mas deixará o cargo – e a empresa – em maio de 2013, quando irá se aposentar. Seu […]

O CEO da Intel, Paul Otellini, trabalha na empresa há 40 anos. Provavelmente não há muitas pessoas que possam dizer o mesmo, já que a empresa existe há 45 anos.

Otellini se tornou CEO há oito anos, mas deixará o cargo – e a empresa – em maio de 2013, quando irá se aposentar. Seu timing não poderia ser melhor.

Ele comandou a Intel durante alguns dos seus anos mais rentáveis, batendo recorde de receitas e lucro desde 2005. Ele estava no comando quando a Intel ficou à frente da lei de Moore, e deu o estímulo que levou fabricantes a finalmente mergulharem em ultrabooks.

Mas o caminho da empresa no futuro é um pouco menos claro: eles ainda estão começando no mundo de celulares e tablets, por exemplo. Rumores dizem que a Apple pode abandonar os processadores da Intel e fabricar seus próprios. A Intel ainda é o padrão internacional para CPUs potentes de computador (especialmente com a AMD em queda livre), mas precisará se renovar para ser dominante na era móvel.

Não há nenhuma indicação ainda de quem substituirá Otellini, mas o conselho vai “considerar candidatos internos e externos”, e presume-se que eles escolherão alguém em breve. É melhor que o escolhido para o cargo esteja pronto para bastante trabalho pela frente. [Intel]

Sair da versão mobile