Quando eu vi isso pela primeira vez, eu fiquei tentado a dizer que era fake. Afinal, pra que uma versão do Firefox para desktop está rodando no Android? O que aconteceu com o Fennec? Mas fique sabendo que isso é mesmo real — e, na verdade, bastante animador.

O desenvolvedor Vladimir Vuki?evi? explica a interface estranha:

Você vai perceber que esta é a interface completa do Firefox, e não o UI do Fennec/Firefox Mobile; estamos testando a interface completa porque ela é significantemente mais complexa que a interface móvel e estressa muito mais o [engine] Gecko. Então, se a interface completa funciona, então o Fennec deve funcionar bem também.

Ele também disse que, no estado atual, o Firefox não recebe input do teclado e o navegador ainda não está nem um pouco pronto para ser estreado, mas a equipe para Android tem sido "muito legal de se trabalhar" e o desenvolvimento tem "prosseguido a um bom ritmo".

Então o Fennec é claramente mais do que um experimento, e algum dia terá um lançamento amplo, mas Vuki?evi? não deu uma estimativa de quando os usuários do Android poderão baixar o Firefox/Fennec/sei lá. Por enquanto, saber que isso é mais do que mito já basta. [Vlad1 via AndroidCentral]