Elon Musk compartilhou, no sábado (3), imagens inéditas do primeiro túnel de sua empresa Boring Company. A via subterrânea é localizada em Los Angeles, na Califórnia, e faz parte do projeto de transporte de alta velocidade sob o chão em que a companhia de Musk tem trabalhado.

O túnel é o primeiro de quatro projetos que, segundo o empresário, diminuirão o trânsito caótico de Los Angeles — e de, potencialmente, outras cidades abarrotadas de carros.

Descrito como um “túnel de testes”, ele vai da sede da SpaceX, em Hawthorne, na Califórnia, até um subúrbio de Los Angeles, e o que irá funcionar nele é um sistema de “Loop”, pensado pela empresa — transporte público subterrâneo em que passageiros são transportados em veículos elétricos autônomos (chamados de “skates”) que viajam a até cerca de 240 km/h, carregando entre oito e 16 passageiros (mas podendo ter também veículos de um só passageiro).

O vídeo publicado por Musk é acelerado e dura pouco mais de 30 segundos, mostrando o trajeto do túnel — que tem 3,2 quilômetros de extensão — em diferentes pontos. O CEO manteve a data prometida de 10 de dezembro para lançamento do túnel, e o plano é oferecer corridas de graça no dia seguinte.

Os trabalhos de construção da via subterrânea começaram há pouco mais de um ano, e a Boring Company foi escolhida, desde então, para criar trajetos parecidos também para Chicago e Washington, D.C., sem falar nos planos que tem para criar uma rede de túneis na própria Los Angeles.

[Gizmodo ES, Verge]