_Cultura

Internet Archive eterniza animações e jogos clássicos em Flash

Clássicos como Badger e All your base are belong to us agora estão arquivados e rodam em um emulador do Internet Archive.

Imagem: Internet Archive

O Flash morreu, mas podemos ficar tranquilos, pois seu legado não será esquecido. O Internet Archive anunciou que catalogará animações e jogos criados com a ferramenta para que possamos visitar e lembrar de todas as alegrias, deixando de lado as partes ruins.

O Flash foi descontinuado em 2017, depois de décadas comprometendo a segurança de nossos computadores e enchendo nosso saco com pedidos de atualização. Em um comunicado, o Internet Archive disse que está usando um emulador chamado Ruffle para lidar com os elementos técnicos no seu navegador. Ele ainda está em desenvolvimento e, de acordo com uma FAQ, ainda não consegue rodar a maioria dos projetos em Flash construídos depois de 2013. Mas este é apenas o começo.

Até agora, o Archive diz ter preservado cerca de 1.000 itens em Flash, que serão exibidos como seus criadores pretendiam originalmente. Eles montaram uma pequena vitrine com algumas animações clássicas, como Badger e All your base are belong to us. A coleção inclui o obrigatório Salad Fingers, bem como uma tonelada de jogos. Você também pode encontrar clássicos originais como Alien Hominid e alguns jogos piratas para rodar no browser.

Se você nasceu depois do ano 2000 e não tem ideia do que estamos falando aqui, o Archive escreveu um pequeno artigo sobre o legado do Flash. Para todos nós que já estamos ficando velhos, it’s peanut butter jelly time.

Sair da versão mobile