O Internet Explorer irrita muita gente há vários anos, inclusive nós do Gizmodo Brasil. Até a Microsoft quer que essa praga morra de uma vez: em março, eles lançaram o Internet Explorer Countdown, um site que mostra o uso do IE6 no mundo país a país. A ideia é derrubar o uso para 1%. Má notícia: ainda estamos acima dos 10%…

No final de fevereiro, o IE6 era usado por 12% do mundo. No final de maio, o percentual caiu pouco, para 10,9%. O IE6 ainda é bastante usado na Ásia, em países como Índia, Coreia do Sul e principalmente China, onde 33,9% dos internautas ainda usam a versão obsoleta do navegador. E, mesmo desconsiderando a China, o IE6 ainda é usado por 5,1% do mundo.

Ainda é muito, e a Microsoft quer reduzir o uso total para 1%. No Brasil, 2,7% dos usuários ainda estão no IE6, mesmo depois de grandes sites abandonarem suporte ao navegador. Se você conhece alguém nesta situação, recomende outro navegador – como o Google Chrome ou o Mozilla Firefox – ou instale o plugin Google Chrome Frame no IE, que processa as páginas usando a engine de renderização do Chrome em vez do IE.

Eu disse isso há dois anos, e infelizmente sou obrigado a repetir: morra, IE6, MORRA! [Internet Explorer Countdown]