_

Internet Explorer 9: como fazer Jump Lists no seu site

A Microsoft desenvolveu o Internet Explorer 9 pensando no consumidor e, para melhorar a experiência de uso do novo navegador, ele utiliza diversos recursos integrados ao sistema operacional Windows7. Na prática, você chega as páginas desejadas em muito menos cliques por meio de atalhos especiais e busca integrada. Os sites que implementarem os novos recursos […]

A Microsoft desenvolveu o Internet Explorer 9 pensando no consumidor e, para melhorar a experiência de uso do novo navegador, ele utiliza diversos recursos integrados ao sistema operacional Windows7. Na prática, você chega as páginas desejadas em muito menos cliques por meio de atalhos especiais e busca integrada.

Os sites que implementarem os novos recursos do IE9 poderão aumentar o engajamento, tendo seus ícones fixos na barra de tarefas do Windows 7, com lista de atalhos para acessar as principais páginas sem precisar abrir o navegador. A lista de atalho (Jump List) pode ser criada pelo site com o conteúdo que desejar: últimas notícias, matérias mais lidas, promoções, compartilhamento com redes sociais (twittar um link, postar no Facebook) ou qualquer outra coisa que desejar.

É algo ótimo para um site de notícias que você quer checar as manchetes sem precisar ter, necessariamente, o site aberto. As Jump Lists funcionam também integradas ao ícone do Internet Explorer 9 na barra de tarefas do Windows e, dependendo do endereço, podem fornecer mais informações além da lista de últimas notícias. Mas como fazer?

A melhor parte é que em termos de desenvolvimento, é muito fácil integrar esses recursos aos seus sites e aplicativos online. O site de desenvolvedores da Microsoft traz as instruções completas, passo a passo.

O desenvolvedor do site precisa inserir alguns comandos no código da página para ter acesso completo ao recurso das Jump Lists, de sites fixados na barra de ferramentas do sistema operacional ou como minaturas na barra (para dar play/pause em um arquivo, por exemplo). No caso das Jump Lists, um comando como msSiteModeCreateJumpList permite criar seu grupo da Jump List e o msSiteModeAddJumpListItem adiciona itens de maneira dinâmica à lista (abrindo o link desejado em uma nova janela ou aba), por exemplo.

A lista completa de instruções, com dicas de uso, está no site http://msdn.microsoft.com/en-us/library/ff974378(v=VS.85).aspx#_pin (em inglês). Você também pode conferir algumas páginas que já utilizam as Jump Lists, como o Gizmodo Brasil (www.gizmodo.com.br), a Amazon (www.amazon.com), o Huffington Post (www.huffingtonpost.com) e, claro, o Hotmail (www.hotmail.com).

Desenvolvedor ou internauta, experimente os novos recursos do Internet Explorer 9 para Windows 7 e Vista em www.internetexplorer9.com.br.

Sair da versão mobile