Há 15 anos, a Microsoft lançava o Internet Explorer 1.0, a primeira versão de um navegador que comandaria 95% do mercado de browsers. Feliz aniversário IE: você esteve lá desde os hiperlinks até as hashtags.

Quando ele foi apresentado ao mundo em 16 de agosto de 1995, o Microsoft Internet Explorer 1.0 era uma versão modificada de um navegador chamado Mosaic, licenciado pela Microsoft de uma empresa chamada Spyglass Incorporated.

O Internet Explorer maturou rapidamente, no entanto: derrotou o Netscape no final dos anos 90 e dominou a navegação mundial. No seu auge, em 2002, as versões do Internet Explorer respondiam por quase 95% dos navegadores utilizados. Ele vem perdendo espaço gradualmente desde então, tendo caído abaixo dos 60% pela primeira vez desde 1999, quando ele estava começando seu auge – apesar de que o IE9, o beta que será lançado em menos de um mês, promete ser um novo começo que pode revigorar o gigante em queda.

Quaisquer que sejam seus sentimentos em relação ao IE, ele é inegavelmente um veterano – um veterano que cresceu e mudou radicalmente com a própria internet. Feliz 15 anos, Internet Explorer. [TechRadar]

Ilustração por Sam Spratt. Veja o portfólio do Sam e torne-se um fã em sua Página de Artista do Facebook.

Screenshot via