Inverno 2025: como será o clima no Brasil na estação mais fria do ano

Sensação de que está mais frio que no ano passado pode enganar: previsões indicam que o país pode ter até mais calor do que em 2024; coonfira
clima inverno temperatura
Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Apesar do inverno só começar oficialmente no dia 20 de junho, quem está no Sul ou Sudeste já percebeu que o tempo começou a mudar e o frio chegou. Em locais como na serra de Santa Catarina, até mesmo a neve apareceu. Essa sensação de que está mais frio que no ano passado pode enganar: as previsões indicam que a estação este ano pode ser até mais quente do que em 2024.

banner

As temperaturas médias devem ser mais altas na maior parte do País, especialmente entre o Paraná, o Sudeste, e o Centro-Oeste. Isso se deve principalmente devido a falta de força do resfriamento da superfície oceânica, conhecido como La Niña.

O fenômeno é normalmente associado a uma queda das temperaturas em parte do Brasil, mas deve se dissipar rapidamente. Segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no mês de junho tem o potencial de chuvas entre o Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo, com volumes que podem superar a média climatológica do mês.

As temperaturas mais quentes que o normal estão previstas no clima de junho a agosto, o que compreende boa parte do inverno no Brasil.

Como será o clima no inverno em cada região do Brasil

Sul

Rio Grande do Sul e Santa Catarina devem registrar as menores temperaturas, com possibilidade de 0ºC ou menos nas áreas mais altas. Além disso, os estados também devem ter geadas frequentes, chuva congelada e neve. Já o Paraná deve registrar temperaturas médias mais altas que o normal para o período.

Sudeste

A região terá noites frias e tardes mais amenas, com temperaturas ainda mais baixas nas cidades localizadas na área serrana e no interior de São Paulo e de Minas Gerais.

Centro-Oeste

Na região, a estação deve ter dias quentes e noites frias, principalmente no Mato Grosso do Sul.

Norte e Nordeste

Distantes do Sul e do Sudeste, as regiões apresentam pouca variação térmica no inverno e seguem com temperaturas elevadas.

Gabriel Andrade

Gabriel Andrade

Jornalista que cobre ciência, economia e tudo mais. Já passou por veículos como Poder360, Carta Capital e Yahoo.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas