_Criptomoedas

Investidores querem exumar corpo de CEO que tinha senha de milhões de pessoas em bitcoin

Gerald Cotten, da QuadrigaCX, mantinha algumas senhas com ativos em bitcoin de clientes de sua empresa de criptomoedas; ele faleceu ano passado.

Gerald Cotten, CEO da QuadrigaCX; Cotten morreu e levou com ele senhas com bitcoins de vários clientes

Gerald Cotten, da QuadrigaCX, teve sua morte anunciada no início do ano. Crédito: CBC

Faz um ano que usuários da QuadrigaCX, uma empresa de criptomoeda do Canadá, foram informados de que o CEO da empresa morreu inesperadamente, levando a senha que mais acessava o dinheiro de suas contas para o túmulo. E agora, esses clientes querem saber o que há dentro desse túmulo.

A maioria dos ativos da QuadrigaCX foi mantida offline em “armazenamento a frio”, com uma senha conhecida apenas pelo CEO de 30 anos, Gerald Cotten. Em 14 de janeiro, a empresa postou um aviso no Facebook anunciando que Cotten havia morrido um mês antes “devido a complicações com a doença de Crohn” durante uma viagem à Índia “onde ele estava abrindo um orfanato para oferecer refúgio para crianças necessitadas”.

A notícia significava que 76 mil pessoas perderam criptomoedas e dinheiro que totalizavam cerca de US$ 163 milhões, coletivamente, de acordo com a Bloomberg. A história tornou-se mais suspeita em junho, quando um monitor de falências revelou que Cotten canalizou a maior parte do dinheiro em contas fraudulentas e gastou muito com sua esposa e ele próprio. O crescente ceticismo em torno da morte misteriosa levou advogados representando os usuários do QuadrigaCX a solicitar que a Cotten seja exumado.

Na última sexta-feira, os advogados nomeados pela Suprema Corte da Nova Escócia enviaram uma carta pedindo à polícia canadense que realizasse um autópsia no corpo no túmulo de Cotten “para confirmar sua identidade e a causa da morte”, citando as “circunstâncias questionáveis em torno da morte de Cotten” e “a necessidade de certeza em torno da questão de saber se o senhor Cotten está de fato morto”.

Richard Niedermayer, um advogado que representa a esposa de Cotten, Jennifer Robertson, disse ao New York Times em um e-mail que Robertson estava “de coração partido ao saber” sobre a solicitação de exumação, acrescentando que a morte de Cotten “não deve ser colocada em dúvida”.

O conselho de usuários do QuadrigaCX está pedindo que a exumação e a autópsia ocorram durante a primavera no hemisfério norte de 2020 devido a “preocupações com a decomposição”.

Sair da versão mobile