_iOS

O iOS pode finalmente ter um modo escuro para sua interface

É um pouco vergonhoso que um dos elementos mais legais do macOS Mojave tenha sido a opção de modo escuro? Provavelmente sim. É igualmente vergonhoso que um dos elementos do iOS 13 para o qual estou mais animada seja um modo escuro? Também. Estou menos encantada com essas imagens do modo escuro por causa disso? […]

Imagem: Gizmodo

É um pouco vergonhoso que um dos elementos mais legais do macOS Mojave tenha sido a opção de modo escuro? Provavelmente sim. É igualmente vergonhoso que um dos elementos do iOS 13 para o qual estou mais animada seja um modo escuro? Também. Estou menos encantada com essas imagens do modo escuro por causa disso? Nem um pouco.

De acordo com 9to5Mac, o novo modo escuro será acessível via Ajustes ou como uma opção na Central de Controle. Embora alguns elementos serão simplesmente pretos em vez de brancos, outros obterão um efeito escuro de esmaecimento, substituindo o efeito branco brilhante encontrado agora.

Imagem: 9to5Mac

Esse novo recurso, que deve fazer parte da atualização iOS do iOS 13, provavelmente será anunciado na WWDC na próxima segunda-feira (3).

Não será a primeira vez que o iOS fez algo do tipo — será apenas a versão mais bonita.

Atualmente, o iOS tem um recurso fácil de ativar, semelhante ao modo escuro. Vá para Ajustes, Geral e Acessibilidade. Se você rolar para baixo até Adaptações de Tela e escolher Inversão Inteligente, tudo o que estiver branco em um iPhone ou iPad ficará preto. Outras cores também irão inverter — o azul ficará laranja, por exemplo. As únicas coisas que não mudam de cor são a maioria das imagens, que mantêm o tom original. (Se você escolher Inverter Cores em vez disso, tudo será invertido e ficará bem feio.)

A Inversão Inteligente não pode ser ativada na Central de Controle, mas você pode programar o botão liga/desliga para ativá-la com três pressionamentos rápidos. Isso é bem útil, porque o Smart Invert não é um modo escuro ideal.

Primeiro, tudo é preto como breu, em vez de simplesmente um cinza profundo como encontrado na maioria dos modos escuros. Portanto, o texto branco em um campo preto fará com que seus olhos doam tanto quanto um texto preto em um campo branco brilhante.

Segundo, a inversão de todas as outras cores, particularmente o tom de azul intimamente associado à Apple, faz com que o sistema operacional pareça meio fajuto sem o design polido que tornou a marca tão famosa.

E terceiro, ele não funciona direito. Sabe um site ou aplicativo que você já definiu como “dark mode”, como o Twitter? A Inversão Inteligente não é tão inteligente assim, e ele irá invertê-lo para branco. Tem algumas imagens em um site que não foram marcadas corretamente? O recurso também irá inverter as cores delas.

É pouco atraente e muito cheio de bugs. Isso impede que seja útil até mesmo para quem é fanática por modos escuros, como eu sou. O suposto modo escuro “real” que deve estar no iOS 13 é, portanto, muito bem-vindo, apesar da demora. O Windows 10 e o MacOS adicionaram modos claros e escuros nos últimos anos. Já o Google mostrou seu próprio modo escuro para o Android no Google I/O deste ano.

Sair da versão mobile