iOS 18: ONG pede suspensão de recurso do Apple Intelligence
A ONG “Repórteres Sem Fronteiras” pediu para a Apple remover o recurso de resumo de notificações do iOS 18. A funcionalidade estreou este ano juntamente com o Apple Intelligence. E, como o nome sugere, é capaz de sintetizar notificações de vários aplicativos diferentes.
Black Friday
PlayStation®5 Slim Edição Digital com 2 JogosO que fez a ONG denunciar o Apple Intelligence
Embora pareça muito útil quando o assunto são e-mails ou mensagens longas em apps de bate-papo, o recurso ficou no centro de uma enorme polêmica nos últimos dias. Ao resumir uma manchete da BBC, a função de IA acabou criando uma informação falsa sobre um assassinato de grande repercução.
“A RSF pede que a Apple aja de forma responsável removendo esse recurso. A produção automatizada de informações falsas atribuídas a um meio de comunicação é um golpe na credibilidade e um perigo ao direito do público a informações confiáveis sobre assuntos atuais”
O conteúdo em questão tratava do assassinato de Brian Thompsom, CEO da maior seguradora de saúde dos Estados Unidos, a UnitedHealth. O resumo gerado pelo Apple Intelligence induziu as pessoas a acreditarem que a empresa jornalística britânica tinha noticiado que o suspeito do crime, Luigi Mangione, havia atirado em si mesmo.
Esse não é o único caso de desinformação nas notificações dos dispositivos da Apple. No mês passado, a funcionalidade cravou que o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, tinha sido preso, quando na verdade o texto do The New York Times, falava sobre o mandado de prisão emitido pelo Tribunal Penal Internacional.
MARIA: STF usará IA para gerar textos e agilizar serviços
“The Witcher 4” terá mapa parecido com antecessor, mas com novas regiões
Após o mais recente incidente, a Repórteres Sem Fronteiras expressou preocupação com os riscos que a inteligência artificial representa para os meios de comunicação. Além disso, a organização destacou que a tecnologia ainda não tem maturidade suficiente para produzir informações confiáveis para o público.
Para além de conteúdos jornalísticos, a ferramenta da Apple já apresentou inconsistências ao resumir mensagens e e-mails, o que coloca em xeque sua precisão. Até o momento, a “maçã” não se pronunciou publicamente sobre o pedido da RSF.
O Giz Brasil pode ganhar comissão sobre as vendas. Os preços são obtidos automaticamente por meio de uma API e podem estar defasados em relação à Amazon.