O Chronic Dev Team lançou hoje a mais nova ferramenta para jailbreak no iOS. O jailbreak é “untethered”, ou seja, não precisa ser refeito depois de desligar o aparelho. Ele está disponível para (quase) todos os dispositivos com iOS, incluindo o iPhone 4S e o novo iPad. Mas qual aparelho está de fora?

O iPad 2 com o novo chip A5 de arquitetura 32nm, também conhecido como iPad2,4, ainda não pode receber o jailbreak por esta ferramenta, mas a equipe nota que ele “será incluso em uma data futura”.

Outras versões do iPad 2 podem fazer o jailbreak sem problemas. Para ver a versão do seu iPad 2, baixe o app Geekbench ou Linpack.

O RedmondPie dá as instruções para o jailbreak, e o processo é bem simples: baixe o Absinthe 2.0 (para Windows, OS X e Linux), conecte sua iCoisa no computador, abra o programa e clique em “Jailbreak”. Os dispositivos que podem receber o jailbreak são: iPhone 4S, iPhone 4, iPhone 3GS; novo iPad, iPad 2 (exceto 2,4), iPad 1; iPod Touch 3G e 4G; e Apple TV 2G.

Como sempre, faça backup de tudo antes do jailbreak. Não use o Absinthe se você usou algum hack para desbloquear o aparelho da operadora. E se você já usa o jailbreak “tethered” no iOS 5.1.1, baixe o “Rocky Racoon 5.1.1 Untether” na Cydia. [greenp0ison via The Verge]