Diferente do que muita gente imaginou, o iOS 5 não foi liberado para download ontem, após o evento da Apple. Em vez disso, ele chegará só no dia 12 — ou daqui a uma semana. Mas se você ainda não instalou os betas por serem betas, temos boas notícias: a versão GM, ou a versão praticamente final que é liberada para desenvolvedores, já está no ar. E instalar o iOS 5 não dá muito trabalho.

A versão GM sempre é lançada pouco antes do lançamento oficial, mas normalmente ela requer aparelhos registrados para instalação. Mas essa é a primeira vez que a Apple remove essa amarra e permite que não-desenvolvedores instalem o iOS 5GM no iPhone, iPad ou iPod touch sem sofrimento.

Os passos para instalação são simples: baixe o beta 9 do iTunes (neste link, por exemplo) e baixe uma cópia do firmware do iOS 5 GM próprio para seu aparelho (por aqui). Depois é só conectar o aparelho ao iTunes, clicar em Restaurar com o botão option (ou shift) pressionado e escolher o firmware baixado para substitui-lo. Nós testamos o macete por aqui e deu tudo certo, e já estamos com todas as funções do iOS 5 em sua versão mais estável. Mas lembre-se: essa instalação é por sua conta e risco, e recomendamos (ou melhor, obrigamos você a) fazer um backup de todos os dados, apps e afins para não passar nervoso. Caso você decide brincar de ser apressadinho, conte para nós o que você achou do novo sistema operacional da Apple nos comentários. [App AdviceValeu, Cléber!]