_iOS

iOS 6 chega hoje a partir das 14h, mas espere antes de atualizar

Hoje os donos de iPhone, iPad e iPod touch poderão baixar o iOS 6, que traz novidades como integração ao Facebook, apps Safari, iMessage, Mail atualizados e mais – veja a lista completa aqui. Mas uma das novidades pode não agradar muito aos brasileiros: o novo app Mapas. No iOS 6, os mapas do Google foram […]

iOS 6, dia 19 de setembro.

Hoje os donos de iPhone, iPad e iPod touch poderão baixar o iOS 6, que traz novidades como integração ao Facebook, apps Safari, iMessage, Mail atualizados e mais – veja a lista completa aqui. Mas uma das novidades pode não agradar muito aos brasileiros: o novo app Mapas.

No iOS 6, os mapas do Google foram removidos para dar espaço aos da Apple. Só que, no Brasil, eles não incluem navegação curva a curva, nem rotas a pé ou via transporte público (apenas carro), nem informações de trânsito. E, obviamente, não há Street View. Pelos relatos que lemos nos primeiros reviews do iPhone 5 que saíram lá fora, o app de mapas da Apple se sai bem em cidades grandes, mas há problemas de rotas e detalhes no interior dos EUA.

Nossa recomendação, por enquanto, é esperar um pouco: colocando na balança, as novidades do iOS 6 podem não ser o bastante para uma atualização hoje mesmo. São pequenas novidades, e as mais interessantes são focadas nos EUA — como o Passbook, e mesmo o Mapas. Ou seja, aguarde que façamos o serviço sujo de atualizá-lo e testar o app de mapas por aqui, em diversas condições e cidades. Teremos um parecer em breve ser vale o esforço.

E se você usa bastante os Google Maps, vale a pena esperar também o movimento do Google: eles já sugeriram que vão fazer um app para iOS. O executivo Brian McClendon, que cuida de mapas no Google, diz ao New York Times que “quer tornar os mapas disponíveis para todos”, mas não confirma se haverá mesmo uma versão para iOS. O app do YouTube também foi removido no iOS 6, mas o Google fez um app próprio, já disponível – o mesmo pode acontecer com os mapas. Por enquanto, o jeito é usar o webapp limitado do Google Maps, ou mesmo o webapp do Nokia Maps.

Se isso for o bastante para você no momento, ou se você usa pouco o app Mapas, então pode baixar o iOS 6 sem medo. Ele estará disponível a partir das 14h (horário de Brasília), e poderá ser instalado nos seguintes aparelhos: iPhone 3GS/4/4S, iPad 2, novo iPad e iPod Touch de quarta geração.

Sair da versão mobile