O iOS 7 oferece uma nova forma de controlar o seu iPhone (ou iPad): com a cabeça. Sim, basta mover a cabeça para a esquerda ou direita, e você pode navegar pela interface. Assim é possível controlar o iPhone sem as mãos.

Esta não é uma função pensada para todos os usuários: ela fica escondida nas configurações de acessibilidade.



No vídeo acima, vemos que cada elemento da interface é realçado, um após o outro; para selecionar um deles, basta virar a cabeça para a esquerda. Para voltar à tela inicial, vire a cabeça para a direita.

Dessa forma, é possível abrir a Central de Notificações, abrir o menu de multitarefa, ajustar o volume, iniciar a Siri e tocar nos botões.

No entanto, o 9to5Mac avisa que esta não é exatamente uma forma fácil de usar o iOS 7: a função desativa o toque e é tediosa, já que “percorre todas as opções na tela, e você move sua cabeça justo quando está chegando na opção desejada”.

De qualquer forma, parece que a Apple está experimentando novos controles de navegação para iPhone e iPad. O iOS tem funções especiais para quem tem problemas de visão, audição ou habilidade motora; este parece ser mais um avanço para a acessibilidade. [9to5Mac]