O novo iOS 9.3 foi finalmente liberado, e ele é cheio de pequenas melhorias que vão facilitar bastante a vida de usuários de iPhone e iPad. É importante notar que a última atualização do sistema móvel da Apple é recente, então não terá muitas mudanças drásticas. Entretanto, a Apple adicionou alguns mudanças benéficas que ajudarão seus dados a ficarem mais seguros que antes. Abaixo, os recursos do iOS 9.3 detalhados:

Night Shift

nightshift-ios93

A ciência diz: usar seu smartphone ou tablet antes de dormir pode afetar o seu sono. Isso tem relação com os efeitos que o brilho da luz azul tem no seu ritmo circadiano. Aplicativos como o Flux tentavam combater isso ao combinar as cores da tela do seu iPhone com a hora do dia — quente durante a noite, e como a luz do sol pela manhã.

Agora, a Apple colocou o recurso diretamente em seu sistema operacional. No iOS 9.3, seu iPhone (ou iPad) vai monitorar a hora e local de seu dispositivo para determinar quando será o pôr do sol. Então, ele muda as cores de sua tela, tornando-a mais quente (ou mais amarela), para que seja mais agradável aos seus olhos durante a noite. Pela manhã, o dispositivo volta para as configurações normais.

Se você não estiver interessado em mudar a temperatura de sua tela, você pode facilmente desabilitar a função. Para isso, é necessário ir em Ajustes > Tela e Brilho e escolha a opção Redução de luz azul conforme você quiser. Nesta área, você pode ajustar o nível de laranja ou de azul da tela em poucos toques. É possível também alterar as configurações do Night Shift, que pode ser mudado ao arrastar o dedo de baixo para cima na tela do aparelho. A ideia é que você consiga usar seu iPhone ou iPad antes de dormir e sem perder o sono.

Notas agora estão protegidas por senha

tela-senha-ap

Crédito: AP

Se você está constantemente acessando notas em seu aplicativo Notas, esta atualização do iOS traz um ótimo novo recurso. Até agora, era difícil (quase impossível) guardar informações confidenciais no app. Isso não ocorrerá mais.

A Apple está adicionando a habilidade de “trancar” notas com informações confidenciais. Notas que incluam informações médicas, bancárias ou qualquer outro tipo de conteúdo que você não quer que ninguém veja serão protegidas por uma senha ou pelo sensor de impressão digital. A Apple também está adicionando a habilidade de organizar notas por data de criação, modificação ou por ordem alfabética.

Suporte a múltiplos usuários para fins educacionais

ipad-crianca

Crédito: AP

Uma recurso que inexplicavelmente não tinha no iOS é a habilidade adicionar múltiplos usuários em um dispositivo. Para famílias, isso é um baita negócio, pois os pais geralmente dividem seus iPads (e ocasionalmente iPhones) com seus filhos. Infelizmente, ainda não há uma maneira de gerenciar permissões em um iPhone ou iPad, mas hoje nós estamos a um passo de ter múltiplas contas em um dispositivo.

Após a atualização do iOS 9.3, os iPads permitirão que escolas criem múltiplos usuários para um único dispositivo. O update significa que um estudante pode se logar em qualquer iPad de uma sala de aula e automaticamente ter seus apps, arquivos e página inicial acessíveis. Isso é uma atualização significativa, especialmente para o mercado educacional, e dá às escolas uma razão para considerar a compra de um iPad. Nos últimos anos, a Apple viu o Google se destacar no mercado educacional, graças às fortes vendas de Chromebooks. Este novo recurso pode ajudar a empresa da maçã a peitar a gigante das buscas.

Novo painel do app Saúde

appsaude-ios93

A Apple está tentando fazer com que o app Saúde seja mais útil. Como parte deste esforço, a companhia está atualizando os painéis do app Saúde para incluir informações mais relevantes. Categorias como peso, exercícios e sono agora sugerirão apps que você poderá usar para monitorar esses fatores.

Infelizmente, ainda não há notícias sobre integração com o Fitbit — um dos dispositivos de monitoramento de exercício mais usados nos Estados Unidos. Isso não quer dizer que a atualização não servirá para nada. Pessoas que usam o smartphone para reunir informações de corridas, por exemplo, serão beneficiadas com alguns fatores dessa nova versão.

Atualizações no Apple CarPlay

carplay-apple

O Apple CarPlay já vem em alguns modelos de carro deste ano e de 2017, e mesmo antes de muitos desses carros irem para as ruas, a empresa incluiu algumas melhorias para quem gosta de música. Com o iOS 9.3, o CarPlay começará a sugerir músicas, artistas e álbuns baseados em sua preferência.

No Apple Maps, um recurso de locais próximos mostrará pontos de interesse — como postos de gasolina, restaurantes, cafeterias, entre outros — enquanto você dirige. Logo, você não precisará fazer uma busca enquanto estiver dirigindo.

Novos recursos da Apple TV

appletv
Lançada no ano passado, a nova Apple TV trazia como novidades aplicativos (a empresa diz que há mais de 5 mil já disponíveis). Agora, uma nova atualização para o OS do dispositivo fará com que o usuário consiga organizar os apps em pastas, da mesma forma como ocorre no iOS.

Além disso, a Apple TV agora ganhou o recurso de ditado de voz (vai ser possível falar sua senha que o sistema reconhecerá), acesso a biblioteca de fotos do iCloud (inclusive as Live Photos) e a Siri passa a funcionar na loja de apps.

Imagem do topo: AP