Em uma jogada que parece loucura à primeira vista e bem esperta depois, a RIM vai oferecer sua famosa tecnologia BES (BlackBerry Enterprise Server) para dispositivos com iOS e Android. Um iPhone ou Android, mas com a segurança de um BlackBerry? Sou todo ouvidos.

O novo sistema se chama BlackBerry Mobile Fusion, e oferece a empresas e governos uma forma de administrar cada vez mais dispositivos. Em resumo:

O BlackBerry Mobile Fusion combina nossa tecnologia líder na indústria BlackBerry Enterprise Server para dispositivos BlackBerry com funções de gerenciamento de dispositivos móveis para iOS e Android, tudo gerido através de um só console baseado na web. Ele fornece as funcionalidades de gerenciamento necessárias para permitir a departamentos de TI supervisionar o uso de celulares tanto da empresa, como dos funcionários dentro de suas organizações.

Você pode falar o que quiser sobre os celulares e OS do BlackBerry terem ficado atrás da Curve (sacou?), mas ele ainda está  muito à frente do iOS e Android quando se trata de segurança. Mas porque a RIM iria pegar seu bem mais valioso para compartilhar com outros? Isso não vai ajudar os smartphones dela, afinal! Só que a RIM está perdendo para a concorrência em hardware, por isso está usando o que tem de melhor para permanecer no jogo: sua tecnologia de servidores. Mesmo que toda a divisão BlackBerry venha abaixo (não estou dizendo que isso seja iminente ou algo do tipo), a empresa ainda teria a parte de servidores, e se eles conseguirem manter o serviço sem longos apagões, a RIM deve se dar bem.

A RIM com certeza tem concorrência no mercado de Gerenciamento de Dispositivos Móveis (MDM na sigla em inglês), mas ela tem maior reconhecimento que as outras, e trabalha com empresas e governos há anos. Esta é uma jogada ousada para a RIM, mas é a primeira que reflete como o ecossistema de smartphones mudou, e pode ser uma tática brilhante de sobrevivência. O BlackBerry Mobile Fusion começa seu beta fechado em janeiro, e deve ser disponibilizado para todos em março. [Research in Motion]

Foto por Leon Lee/Flickr