O iPad 2 chegou. Com processador A5 mais veloz, mais memória e duas câmeras – uma frontal para videoconferência via FaceTime -, tudo dentro de um “design completamente novo”, mais fino e leve do que seu antecessor. É uma máquina completamente nova. Eis tudo o que você precisa saber sobre o novo tablet da Apple:

Hardware

Diferente do que indicavam os rumores, o iPad 2 mudou bastante internamente. Processador mais rápido, GPU mais rápida, saída HDMI para exibição em full HD, câmera com capacidade de filmagem em 720p na traseira, câmera VGA frontal… é praticamente uma nova espécie.

O lado bom

• Processador de dois núcleos A5, que promete ser “duas vezes mais veloz”, segundo Steve.

• A parte gráfica foi atualizada também. A GPU é 9 vezes mais rápida que a anterior.

• Mesmo consumo baixo como no A4.

• Câmeras para foto e vídeo: uma frontal para FaceTime (resolução VGA) e outra na traseira capaz de filmar em 720p.

• As câmeras têm os mesmos controles de exposição e foco do iPhone: é só tocar na tela para selecionar a área de foco em vídeos e fotos.

• Ele também tem um giroscópio, como o iPhone 4.

• Eles afirmam que a bateria de 25 watts terá 10 horas de duração com “Wi-Fi ligado, vendo vídeos ou ouvindo músicas”. A mesma marca de seu antecessor, só que num corpo mais fino. A Apple também afirma que o aparelho resiste a um mês em stand-by.

• Saída HDMI para vídeo em até 1080p (o cabo custará U$39).

O lado ruim

A única parte que ficou exatamente igual foi a tela de 9,7 polegadas com resolução de 1024 por 768 pixels. Todos nós esperávamos uma densidade de pixels maior, mas teremos que esperar a próxima geração.

• Para aqueles que esperavam por uma porta Thunderbolt para aumentar a relação dos novos MacBook Pros, a tecnologia também ficou para a próxima (se é que um dia virá).

• O modelo Wi-Fi continua sem GPS, usando servições de localização sem fio para cobrir o buraco.

Design

Esse treco é bem atraente. Mais fino que o iPhone 4 e 33% mais fino que o modelo atual do iPad. Isso significa ir de 13.4mm (mais de um centímetro) para 8.8 milímetros. Como referência, o iPhone 4 tem 9.3 milímetros. O peso diminuiu também: de 680 gramas para 580 gramas.

Ele também virá em duas cores, preta e branca, com a promessa que a segunda será vendida “desde o primeiro dia”.

Quando e por quanto?

O novo iPad começa a ser vendido nos EUA dia 11 de março. Internacionalmente falando, ele chegará em 26 países no dia 25 de Marco. O Brasil não está na primeira lista internacional e não há previsão de lançamento.

Os preços continuarão exatamente os mesmos para toda a linha. O modelo Wi-Fi terá versões de U$499, U$599 e U$699 para os modelos de 16, 32 e 64GB. O modelo 3G salta para U$629, U$729 e U$829.

Imagem inicial: cortesia do Ars Technica