_iPad

iPadOS fica mais parecido com sistema para notebooks e Apple Pencil está mais esperta

Logo depois de mostrar as novidades do iOS 14, a Apple anunciou algumas funcionalidades que chegarão para o iPadOS durante a WWDC 2020. O sistema operacional dos tablets da companhia está cada vez mais parecido com um software para notebooks. A partir de agora, aplicativos terão um menu lateral (chamada de Sidebar) para navegar com […]

iPadOS na WWDC 2020

Logo depois de mostrar as novidades do iOS 14, a Apple anunciou algumas funcionalidades que chegarão para o iPadOS durante a WWDC 2020. O sistema operacional dos tablets da companhia está cada vez mais parecido com um software para notebooks.

A partir de agora, aplicativos terão um menu lateral (chamada de Sidebar) para navegar com mais facilidade, seja para encontrar anotações, arquivos ou fotos. No Apple Music, por exemplo, essa opção permitirá pular entre playlists e o modo de tela cheia rapidamente.

Função Sidebar. Captura de tela: Apple

Outra adição muito bem-vinda é que as ligações não tomarão a tela inteira. Quando alguém fizer uma chamada, aparecerá uma notificação flutuante no topo sem interromper o trabalho que estiver realizando.

Ligações terão notificações mais discretas. Captura de tela: Apple

Os tablets também ganharão o seu próprio Spotlight, funcionalidade presente no macOS que permite fazer buscas dentro do computador ou na web rapidamente. A função irá se chamar Universal Search (pesquisa universal) e será ativada ao simplesmente começar a digitar.

Universal Search, o Spotlight do iPad OS. Captura de tela: Apple

Por fim, há novidades específicas para o Apple Pencil. A Apple quer facilitar a transição entre escrita à mão e escrita digital, que é reconhecido pelo sistema operacional.

Em anotações, por exemplo, será possível selecionar trechos escritos à mão e copiar e colar em outros lugares e mover trechos para outras partes dentro de uma mesma nota. Será possível ainda escrever à mão com o Apple Pencil em qualquer caixa de texto, como numa barra de endereços, e o trecho será convertido, graças ao Scribble.

Será possível escrever à mão em vários campos do iPadOS. Captura de tela: Apple

Alguns formatos de desenhos também serão “corrigidos” automaticamente, como ao desenhar um quadrado ou hexágono – basta segurar a caneta no final do desenho e esperar até que o aplicativo apare as arestas por você.

Texto à mão será reconhecido e poderá ser copiado ou movido. Formas também serão ajustadas. Captura de tela: Apple

Além disso, todas as novidades do iOS 14, como os widgets, farão parte do novo iPadOS.

 

Sair da versão mobile