Uma das coisas mais impressionantes do iPhone 4 em termos de hardware, que impressionou a todos no ano passado, foi a câmera — tanto é que hoje o iPhone 4 está por trás da maior parte das fotos publicadas no Flickr. Já o iPhone 4S, que acaba de ser apresentado ao mundo, também trouxe melhorias muito significativas a essa área.

A nova câmera terá 8MP, resolução 3264 x 2448. Mas, como se sabe, a quantidade de megapixels não significa assim tanta coisa. São as outras melhorias que realmente farão a diferença. E quais são elas?

Para começar, teremos um sensor de imagem CMOS retroiluminado que, segundo Phil Schiller, capta 73% mais luz do que o do iPhone 4, combinado com um novo sistema de lentes – “uma verdadeira f2.4 wide”. Juntando isso a novas capacidades de software, como detecção de rostos e balanço de brancos automático, ao processador A5 que deixará tudo mais rápido, e às novidades fotográficas do iOS5 (atalho na tela de bloqueio e disparo de fotos com o botão de volume +), tudo indica que teremos uma câmera mais do que respeitável.

E não é só para fotos que ela melhora: vídeos também. A gravação de vídeos agora será em 1080p, com estabilização de imagens e redução de ruído, ambos em tempo real.

Ainda dá tempo de estudar enquadramento e composição, amigos. Cada vez mais, fotos ruins deixarão de ser culpa da câmera.

Atualizado com vídeo da apresentação:
[viddler http://www.viddler.com/simple/492f982f/]