Nós já dissemos várias vezes: o que importa em smartphone não são as especificações em si, é a experiência do usuário. Mesmo assim, há quem queira comparar gigahertz e megabytes – e o impacto deles no desempenho – então vamos lá: em benchmarks preliminares, o iPhone 4S está à frente dos Androids – inclusive do Galaxy S II, o melhor Android – em desempenho do navegador e do chip gráfico.

Segundo o Anandtech, o iPhone 4S é quase duas vezes mais rápido que o iPhone 4 (com iOS 5) no Geekbench, porém um pouco mais lento que o iPad 2 (também com iOS 5). Pelos benchmarks, o iPhone 4S tem o mesmo processador dual-core A5 do iPad 2, porém com clock menor, de 800MHz. O chip gráfico também é o mesmo do iPad 2, porém um pouco mais lento também.

Mesmo com processador de 800MHz, o iPhone 4S saiu bem à frente da concorrência no benchmark Sunspider (de Javascript) e no BrowserMark, ultrapassando aparelhos como Samsung Galaxy S II, Milestone 3 e Motorola Atrix, e com empate técnico com o tablet Samsung Galaxy Tab 8.9. O teste também mostra que o iOS 5 é responsável pelo ganho de desempenho: o iPhone 4 e 3GS têm um salto em performance do iOS 4.3 para o iOS 5. Ou seja, é uma combinação de hardware e software que está gerando esses bons resultados.

Quanto ao desempenho gráfico, os resultados se repetem: o iPhone 4S está bem à frente dos Androids, e um pouco atrás do iPad 2. O iPhone 4S tem desempenho 70%-80% maior que o Samsung Galaxy S II, e cinco vezes maior que o Nexus S. E, como prometido pela Apple, o 4S tem performance gráfica 7x maior que o iPhone 4.

Será que as novidades do Android – o Ice Cream Sandwich e chipset Tegra 3/Kal-El da Nvidia com cinco núcleos – vão desafiar o iPhone 4S em breve? Os benchmarks completos estão no link a seguir: [Anandtech via Engadget]