iPhone feito na China seguirá à venda no Brasil, confirma Apple

Para driblar tarifaço, iPhones comercializados nos EUA serão fabricados na Índia

Como parte da estratégia para evitar os impactos das tarifas impostas pelo presidente Donald Trump à China, até o fim do segundo trimestre, todos os iPhones que chegarem aos Estados Unidos serão enviados da Índia. Tim Cook, CEO da Apple, confirmou a informação.

banner

Outros produtos da marca, como iPads e Macs, por exemplo, a empresa deve importar para os EUA diretamente das fábricas baseadas no Vietnã. Com isso, a gigante de Cupertino deve conseguir manter os preços praticados no mercado norte-americano sem grandes alterações.

No restante do planeta, as remessas de produtos devem seguir partindo das fábricas chinesas. Isso significa, que a maioria dos iPhones comercializados em território brasileiro nos próximos meses serão fabricados na China.

Tarifaço de Trump

Além da Apple, outras empresas de tecnologia dos Estados Unidos estão profundamente preocupadas com os efeitos do chamado “tarifaço”, que atingiu principalmente as importações da China. Mesmo com o apelo de aliadas, incluindo o chefe do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), Elon Musk, Trump parece irredutível.

O objetivo do governo é incentivar empresas a transferirem suas cadeias de produção para os EUA. Dessa forma, gerando uma série de novos empregos para os cidadãos do país. Porém, especialistas dizem que é muito improvável que isso aconteça. Eles alertam que o que pode acontecer na realidade é um aumento significativo nos bens de consumo fabricados fora do país.

Por enquanto, os eletrônicos de consumo estão isentos, mas o presidente Trump prometeu criar um novo pacote de tarifas exclusivas para produtos tecnológicos. No entanto, ainda não há nenhuma previsão de quando essas novas regras vão passar a valer.

Neste momento, a Apple não tem nenhuma intenção de transferir sua produção para os EUA. Na verdade, a empresa planeja seguir com boa parte da sua produção no mercado chinês nos próximos anos, embora também reconheça que precisa diversificar sua cadeia de fabricação para outros países.

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas