_iPhone

iPhone terá multitarefa

  "Nós não chegamos primeiro a esta festa, mas vamos ser os melhores", acabou de dizer Steve Jobs, anunciando a nova - e mais aguardada - funcionalidade do iPhone, que chegará no verão americano (provavelmente julho) mas somente para o iPhone 3GS e iPod 3G, Algumas funcionalidades chegarão ao iPhone antigo, mas nada de multitarefa. Mal aí. [Constantemente atualizado]

"Nós não chegamos primeiro a esta festa, mas vamos ser os melhores", acabou de dizer Steve Jobs, anunciando a nova – e mais aguardada – funcionalidade do iPhone, que chegará no verão americano (provavelmente julho) mas somente para o iPhone 3GS e iPod 3G, Algumas funcionalidades chegarão ao iPhone antigo, mas nada de multitarefa. Mal aí. [Constantemente atualizado]

Como funciona: da maneira que deve funcionar, afinal, muito parecido com o Android. Se você está em um aplicativo, basta aplicar o botão Home duas vezes e uma lista de aplicativos rolando irá aparecer:

Clica-se em um deles e alterna-se a tarefa. "Muito, muito simples" diz El Jobso. Como, à primeira vista, acontece em basicamente todos os outros smartphones.

Mas a tecnologia envolvida é diferente. E ela precisava ser diferente, afirma Jobs, para evitar que o smartphone ficasse lento e consumisse muita bateria "Por isso demoramos tanto tempo. Procurávamos uma maneira de atacar este problema."

A solução: APIs. Pela solução da Apple que será oferecida aos desenvolvedores (imagino que os aplicativos precisem ser reescritos/atualizados), haverá 7 APIs, ou processos fundamentais. Quando um programa vai para o background, ele opera consumindo recursos mínimos. O engenheiro Scott Forstall, VP de software do iPhone, explica.

Quando ouve-se uma música no aplicativo Pandora, por exemplo, o programa vira um único processo, algo como "tocador de música API". É possível então ouvir a música (usando os controles do iTunes) sem rodar o processo inteiro, enquanto se faz outras coisas no iPhone.

Entre os sete serviços/APIs, há o de música em background, Voz sobre IP (para receber chamadas do Skype enquanto você está em outro aplicativo) e o terceiro que me pareceu mais impressionante: Background location:

Um programa de navegação curva a curva pode rodar no background e te avisar onde virar, mesmo que você esteja ouvindo uma música. Outros aplicativos mais sociais, que não precisam de tanta precisão (pense no Foursquare) usam a triangulação de antenas para a localização, diminuindo o consumo de bateria.

Essa é a lista de principais funcionalidades da multitarefa. Três delas são variações das notificações que já apareciam no iPhone e existem em outros smartphones há algum tempo. 

Jobs voltou ao palco para mostrar um novo esquema para organizar os ícones: as boas e velhas pastas. Ele cria rapidamente uma só para os joguinhos favoritos, e joga o ícone na tela inicial. 

Fazendo isso, há substancialmente mais espaço para os aplicativos.

 

Explicaremos melhor a multitarefa do iPhone mais tarde. O que você precisa saber. No papel, ao menos, é bem mais inteligente do ponto de vista de uso de processador e bateria, e até mais abrangente que a multitarefa em smartphones com Android ou Symbian. 

 

E-mail

Um dos pontos fracos do iPhone até aqui, o aplicativo de e-mail será bastante atualizado: múltiplas contas e organização por conversas (como no Gmail) me parecem as melhores funcionalidades.

 

iPhone como smartphone de Negócios 

Exchange, mais segurança para as informações, VPN e blablabla. Aquelas papagaiadas de smartphones "executivos" e Blackberry aparecem agora no iPhone também. Se te interessa:

 

Jogos

Há 50 mil aplicativos de entretenimento na App Store da Apple e estão preparando um ambiente totalmente remodelado para eles. É, basicamente, uma Xbox Live/PSN. Você poderá fazer matchmaking, descobrir o que os amigos estão jogando e muito mais. Isso chega provavelmente mais pro fim do ano.

Aqui uma preview de como será o matchmaking, a famosa sala-de-bate-papo-do-UOL-pré-jogo-de-Unreal:

 

iAd

Jobs ainda passou um bocado de tempo falando do iAd, novo sistema de publicidade da Apple. Jobs acha que o futuro da publicidade é dentro de aplicativos, e não em mecanismos de buscas. Ele quer que mais gente coloque publicidade em aplicativos gratuitos para que eles continuem sendo gratuitos. A Apple vai vender os anúncios e dar 60% para os desenvolvedores que adotarem o iAd. Todo mundo ganha, e você leva mais publicidade (teoricamente mais dirigida) pra casa.

Todas as funcionalidades estarão apresentadas hoje estarão presentes no iPhone 3GS e iPod 3G, Algumas coisas chegarão ao iPhone antigo, mas nada de multitarefa. Mal aí. 

E foi só. Aguardem os posts detalhados sobre o que foi falado hoje.

Sair da versão mobile