_Smartphones

iPhone XR tem sido o smartphone mais vendido do mundo desde o fim de 2018

Segundo a consultoria Counterpoint Research, o iPhone XR, da Apple, tem sido o iPhone mais vendido no mundo desde fim de 2018.

iPhone XR

Alessandro Feitosa Jr/Gizmodo Brasil

Devido aos preços, dificilmente alguém apostaria que um smartphone da Apple foi o mais vendido do mundo, porém é isso o que diz um levantamento da consultoria de mercado Counterpoint Research, em uma pesquisa publicada na última terça-feira (24).

No caso, segundo a consultoria, o iPhone XR tem sido o smartphone mais vendido do mundo desde o quarto trimestre de 2018. No último período mensurado pela companhia, o terceiro trimestre de 2019, o dispositivo da Apple capturou 3% de divisão de mercado.

“O iPhone XR sozinho contribuiu com mais de 25% do total das vendas da Apple durante o trimestre, tornando-o o modelo mais vendido da Apple em todas as regiões”, diz o comunicado da Counterpoint Research. A Apple não divulga informações de venda por modelo desde o início do ano.

Gráfico da Counterpoint Research sobre participação de mercado de smartphones mais vendidos mundialmente no terceiro trimestre de 2019

A consultoria cita ainda uma medida da Apple como justificativa para as boas vendas. A empresa da maçã ajustou o preço do iPhone XR na China e em vários outros mercados. Já o iPhone 11, o sucessor do iPhone XR lançado neste ano, apareceu na 5ª posição no ranking dos 10 smartphones mais vendidos durante o terceiro trimestre de 2019.

Fora do mundo Apple, o destaque fica por conta da Samsung. Entre os 10 mais vendidos, a companhia sul-coreana conta com três modelos: Galaxy A10 (2º lugar no ranking geral), Galaxy A50 (3º lugar) e A20 (7º lugar).

Importante lembrar que a série A veio para substituir a linha J, e ela reúne boas características em smartphones de gama intermediária.

É interessante notar que o Huawei P30, lançado no início do ano, apareceu na lista na 10ª posição. O aparelho ainda conta com os serviços do Google, o que, conforme nota a consultoria, é algo bem relevante fora do mercado chinês. Vale lembrar que o Mate 30, o topo de linha da marca para o segundo semestre, funciona sob o Huawei Mobile Service, portanto sem Play Store e outros apps do Google.

A Xiaomi também figura na lista com o Redmi 7A (foto abaixo), um smartphone de entrada, que tem uma bateria monstruosa de 4.000 mAh. Um dos grandes fatores para ele figurar no ranking, segundo a Counterpoint, foi o bom desempenho de vendas na Índia.

Xiaomi Redmi 7A. Crédito: Guilherme Tagiaroli/Gizmodo Brasil

Intermediários dominando

A Counterpoint Research pontua o domínio de smartphones de gama intermediária no ranking entre os mais vendidos sobre os topos de linha. No ano passado, o top 10 contava com cinco aparelhos de alta gama; neste ano, são apenas três.

A razão disso é que cada vez mais as marcas têm apostado neste segmento, inclusive trazendo recursos que não estavam disponíveis nos aparelhos topo de linha do ano passado. Como exemplo, a consultoria cita o Galaxy A50, que tem câmera tripla e leitor de digital sob a tela, funcionalidades que o Galaxy S9 não tinha.

Por parte das marcas, este movimento levou a uma receita menor — mais especificamente, um declínio de 11% comparado com o mesmo período do ano passado. No entanto, existe aí uma boa oportunidade para modelos 5G e uma maior evolução no ramo de dispositivos de gama média.

Sair da versão mobile