O iPod Classic foi perdendo espaço entre os principais produtos da Apple desde que o iPhone foi lançado. E nem todo mundo gostou disso, já que o gadget tem uma proposta bastante simples e uma ótima interface de usuário para um player de música. Foi pensando nisso que um desenvolvedor resolveu tornar o iPod relevante novamente ao colocar o aplicativo do Spotify dentro do pequeno aparelho.

O hack não consiste simplesmente em carregar um software personalizado para adicionar mais funcionalidades – lembre-se que o iPod Classic é um dispositivo com quase uma década de vida e não tem suporte a conexões sem fio, como Wi-Fi e Bluetooth. Para alcançar o feito, o usuário Guy Dupont deu a um iPod de 17 anos um novo hardware completo, substituindo todos os componentes originais da Apple com exceção da icônica click wheel na parte frontal.

Após remover todas as peças originais, Duont colocou no iPod um Raspberry Pi Zero W com uma interface integrada à click wheel, além de um display LCD colorido, um pequeno motor com feedback tátil e uma bateria recarregável de 1.000 mAh. Pode parecer muita coisa, mas aparentemente dispositivos mais antigos possuem bastante espaço interno.

Com todo o hardware original da Apple, Dupont também teve que recriar completamente a interface do usuário de rolagem do iPod – isso a partir do zero e usando Python. Embora o iPod modernizado agora possa reproduzir quase qualquer formato de áudio digital, sua capacidade sem fio de acessar toda a biblioteca do Spotify, incluindo recursos de pesquisa, é o que faz este hack se destacar. Além do tema de cores verde e preto do app, o iPod parece ter vindo direto de uma loja da Apple em alguma dimensão vizinha onde o iPhone nunca existiu.