O que é feito de 11.500 toneladas de concreto, tem 18 metros de altura, não possui janelas, foi construído pelos nazistas e afundou na terra 18cm em três anos? E por que isso ainda existe?

Um Großbelastungskörper. De acordo com o Google, isso significa, em alemão, “Grande Fardo Corporal”. De acordo com o site Dark Roasted Blend, é um Grande Objeto Idiota. O nome nazista oficial em 1941 era Schwerbelastungskörper, ou “Corpo Portador de Grandes Cargas”.



Você provavelmente está se perguntando por que os nazistas construíram esta coisa idiota no meio de Berlim. Seria para esconder armas secretas? Seria a parte superior de uma casamata superpesada que escondia Hitler e seus lacaios? O portal para o inferno nazista?

A resposta é muito mais óbvia – e soa mais boba – do que isso.

O Schwerbelastungskörper foi construído para testar a capacidade de sustentação do solo lamacento de Berlim. Hitler e Speer queriam construir a colossal Welthauptstadt Germânia – que os imbecis malucos pensaram que seria a “capital do mundo” em Berlim. Os prédios seriam gigantescos, com o centro da cidade dominado pelo Volkshalle, um edifício inspirado no Panteão romano, que dava sequência ao estilo “classicismo despojado” favorito deles – o que basicamente imitava a arquitetura romana e grega, sem os motivos decorativos e em uma escala gigantesca – da maneira mais monumental possível. O Volkshalle (ou “Hall do Povo”) foi planejado para ter 214 metros de altura e 244 metros de diâmetro, simplesmente dezesseis vezes a cúpula da catedral de São Pedro, em Roma.

Como você pode imaginar, o peso destes prédios de concreto e pedra seria tão enorme que eles precisavam antes testar o solo. Este projeto idiota – tão idiota quanto seus criadores – foi o teste que os informaria quanto de fundação a nova Berlim precisaria ter.

A resposta foi muito mais do que eles pensavam: o bloco de concreto afundo 18cm em três anos em vez do máximo de 6,25cm, então eles precisariam de muito mais trabalha que o imaginado antes. Assim como praticamente todas as outras ideias malucas deles.

Outro grande FAIL para o carinha com o bigodinho engraçado, assim como todo o resto. [Flickr via DRB]