_Aplicativos

Clientes do Itaú agora podem comprar dólar e euro pelo próprio aplicativo

Clientes Itaú podem comprar dólar e euro pelo aplicativo do banco à cotação mais favorável e retirar as notas na agência em até cinco dias úteis.

Captura de tela: Itaú

Se você tem uma viagem internacional planejada para as férias de julho e é cliente do Itaú, saiba que agora você pode comprar dólar e euro pelo aplicativo. O banco anunciou que, a partir desse mês, o serviço estará disponível 24 horas por dia.

Uma das vantagens é que é possível acompanhar a taxa de câmbio e travar o valor quando a cotação estiver mais favorável. Feita a compra, o cliente tem até cinco dias úteis para retirar as notas em uma das 800 unidades disponíveis.

Segundo comunicado do banco, não há cobrança de tarifa e o cliente terá melhores condições na taxa de câmbio ao comprar pelo celular. O Itaú ainda envia alertas pelo app ou por SMS para lembrar o usuário do prazo de retirada.

Para utilizar o serviço, basta acessar a opção de Serviços no menu inicial do aplicativo. Na seção de Câmbio, é possível consultar as cotações, realizar transferências internacionais e selecionar as modalidades de transações: dólar e euro em espécie, cartão de viagem pré-pago, moeda estrangeira no cartão de crédito e pagamentos internacionais.

No menu de “Dólar e Euro em Espécie”, o usuário deve selecionar a moeda que pretende comprar e inserir o valor desejado, sendo o valor mínimo 100 e o máximo 3.000 – tanto em dólar como em euro. Depois, basta escolher uma agência para retirar a moeda e o valor total da compra será debitado da conta corrente. Para retirar, o cliente deve apresentar seu documento de identidade e cartão de débito.

O aplicativo ainda inclui uma nota alertando os clientes que não retirarem a moeda no prazo de cinco dias:

“Se você não retirar o valor da moeda estrangeira até o prazo limite, será feita a recompra pelo banco na taxa do momento + IOF”.

O Banco do Brasil também já disponibiliza a compra de dólar e euro pelo aplicativo desde o início do ano passado. A diferença é que o cliente do BB define a taxa de câmbio que gostaria de pagar e o prazo de espera. A partir dessas informações, o banco envia mensagens ao usuário quando a cotação atingir o valor especificado. O valor máximo de compra é de US$ 3 mil, inclusive para euro que, no caso, é calculado o valor correspondente a esse limite. Outra diferença é que o prazo para retirada na agência é de apenas dois dias úteis.

Caso o recurso do Itaú entregue o que promete, a novidade pode ser muito benéfica tanto para o banco como para clientes, considerando que o Banco do Brasil afirma ter vendido US$ 2,7 milhões pelo aplicativo em três meses após o lançamento do recurso.

Apesar de já existirem muitos aplicativos que oferecem o serviço de compra de moeda estrangeira, muitas pessoas ainda têm receio em realizar operações com empresas desconhecidas. Por isso, uma vantagem é que a compra pelo app dos próprios bancos pode oferecer uma maior segurança, reduzindo os riscos de possíveis golpes.

Sair da versão mobile