_Finanças

Iti ganha cartão físico e opção virtual para compras pela internet

Agora, será possível usar o Iti em compras que requerem um número de cartão, como serviços de assinatura e apps de entrega de comida.

Cartão do Iti, Itaú

Este aí é o cartão do Iti. Crédito: Itaú

No ano passado, o Itaú anunciou o lançamento da sua carteira digital, Iti, com a proposta de oferecer pagamentos via QR Code e transferências instantâneas com custos baixos – algo similar ao que o PIX promete trazer para todos os bancos em breve. Apesar da facilidade e conveniência oferecida pela plataforma, o serviço ainda era limitado, pois só era possível realizar operações envolvendo transferências, basicamente. O próximo passo do Itaú, então, foi lançar um cartão para a conta Iti no início deste mês.

Na prática, isso significa que agora os clientes poderão utilizar sua conta Iti em serviços que requerem um número de cartão, como serviços de assinatura, plataformas de streaming, aplicativos de entrega de comida, apps de corrida e compras online. Vale ressaltar que os cartões não funcionam na modalidade crédito; ao utilizar o novo cartão, o valor é debitado automaticamente do saldo da conta. De acordo com o Itaú, não há cobrança de taxas.

O cartão virtual já estava em fase de testes, mas agora foi lançado oficialmente, inclusive na versão física. A bandeira é Visa Platinum, e a solicitação deve ser feita pelo próprio aplicativo.

No caso do cartão físico, o Itaú afirma que um dos diferenciais são os atributos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual. Além da escrita em braile, há um corte no plástico para indicar o lado que deve ser inserido nas maquininhas. O cartão também conta com tecnologia NFC para pagamentos por aproximação, eliminando a necessidade de digitar a senha.

Imagem: Itaú

O cartão físico não conta com nenhuma numeração, sendo que todos os dados estão disponíveis no aplicativo. O banco afirma que a ideia é reduzir chances de fraude.

Sair da versão mobile