Em maio, o Itaú anunciou o iti, um aplicativo que funciona como carteira digital e permite fazer transferências sem custo entre pessoas e pagamentos em estabelecimentos. Depois de meses de testes, a novidade finalmente está disponível para todo mundo.

O iti é uma carteira digital bem parecida com outras do tipo, como PicPay e Mercado Pago. Para abrir conta, você precisa baixar o app (para Android ou iOS) colocar seus dados e tirar uma selfie. Não há necessidade de comprovar renda ou endereço, e o cliente não precisa ter conta no Itaú. Aliás, dá para abrir uma conta no iti sem ter conta em banco.

Depois, é possível depositar dinheiro por meio de boletos gerados pelo próprio app ou transferências bancárias. Também dá para usar qualquer cartão de crédito que você tiver.

Com o app, dá para fazer pagamentos em estabelecimentos que tenham um QR code da carteira em uma plaquinha ou em maquininhas de cartão da Rede que geram um QR code instantaneamente. Os estabelecimentos recebem o valor instantaneamente e pagam uma taxa de 1% sobre o valor da transação, semelhante ao que ocorre com qualquer maquininha de cartões. Segundo o comunicado do Itaú, já são 400 mil pontos de venda com suporte à carteira.

O iti também permite transferir dinheiro para qualquer agência e conta sem precisar pagar tarifas (ótima alternativa ao TED, que geralmente é bem caro nos bancos tradicionais) e enviar cobranças para outras pessoas (também sem tarifas).

Assim como outras carteiras digitais, o iti parece ser uma tentativa de alcançar a grande população de desbancarizados do Brasil, como são chamadas as pessoas que não têm conta em banco. Segundo um estudo do Instituto Locomotiva, 45 milhões de brasileiros não têm conta em banco. Alguns grupos representam fatias maiores, como mulheres (59% do total de desbancarizados), negros e pardos (69%) e classes C, D e E (86%).

Pagamento por QR code e transferências instantâneas com custos mais baixos são uma tendência da indústria financeira. O próprio Banco Central anunciou o desenvolvimento de um sistema para transações desse tipo.