_Tecnologia

iTunes U vira app, oferece conteúdo gratuito e quer transformar iPad e iPhone em escola remota

O iTunes U foi anunciado em 2007 como um adendo ao iTunes criado especialmente para quem quer aprender — o U é de University. Por lá, a Apple oferecia um sistema para organizar e consumir conteúdo acadêmico de forma remota. Depois de 700 milhões de downloads, já estava mais do que na hora de transformá-lo […]

O iTunes U foi anunciado em 2007 como um adendo ao iTunes criado especialmente para quem quer aprender — o U é de University. Por lá, a Apple oferecia um sistema para organizar e consumir conteúdo acadêmico de forma remota. Depois de 700 milhões de downloads, já estava mais do que na hora de transformá-lo em app para iOS e aumentar as parcerias, não?

O número alto de downloads é facilmente explicado: o iTunes U oferecia conteúdo de grandes universidades de graça. Apostilas da universidade de Duke? Só baixar. Agora, o app para iOS promete ser o próximo passo para o estudo digital: além de oferecer videoaulas, apostilas e diversos conteúdos de universidades como Cambridge, Harvard e MIT, o app tem um formato bem intuitivo no iOS, com cursos separados por categoria. E faz sentido imaginar um iPad se transformando em uma ótima plataforma para estudos com vídeos e apostilas, certo? E com o iPhone no meio, é possível sincronizar leituras entre os aparelhos.

Mas a melhor parte fica para os professores: usando o iTunes U, eles podem enviar lições e leituras para todos os estudantes, não importa onde eles estejam. Professores podem pedir trabalhos, responder perguntas, e receber mensagens. Não é o mesmo que aprender as coisas em uma sala em volta de vários coleguinhas, mas é uma ótima alternativa para estudantes que não podem estar lá por algum motivo, ou mesmo para quem quer fazer alguns cursos em casa. Para completar, caso o aluno tenha perdido o que o professor disse, ele pode só voltar pela aula digital e ver o que ele passou. O sistema de organização e anotações deve ser simples também, já que há integração com as notas do iBooks 2.

Há mais de 100 cursos completos disponíveis de forma gratuita — você talvez precise comprar alguns livros para acompanhar todo o curso, mas isso faz parte de qualquer estudo — e o app está disponível em 123 países — ele também está na loja brasileira, mas os cursos, como era de se esperar, estão em inglês. Você pode fazer o download do app clicando aqui. Eu já estou dando uma olhada no curso “American Revolution”, da universidade de Yale, que conta com 25 vídeos e 30 livros. E você? [Apple]

Sair da versão mobile