Quase silenciosamente, o aplicativo para iPhone Chase, do banco americano de mesmo nome, adicionou a função de depositar um cheque pelo aparelho. Sem necessidade de ir ao banco. Sem necessidade de pegar fila, nem ter de ouvir aquelas desculpas de sempre pelo número de caixas disponíveis. É só tirar uma foto de cada lado do cheque.

O processo é tão simples quanto parece: é preciso tirar apenas uma foto dos dois lados do cheque, e não é preciso ser um mestre na fotografia para agradar o aplicativo. Porém, há limitações. Só é possível depositar um cheque de até 200 dólares por dia e um cheque de até 3.000 dólares por mês. Ou seja, se a quantia for muito alta, ainda é impossível fugir da fila do banco. E, claro, isso só existe nos EUA por enquanto. Mas do jeito que alguns bancos brasileiros gostam desse papo de tecnologia do futuro, não estranhe se essa habilidade surgir em breve por aqui.

Nosso camarada Joel Johnson, do Gizmodo americano, testou o aplicativo e conseguiu fazer um depósito sem problemas – o que rendeu a sensação de estar vivendo o futuro tecnológico, já que não há nada mais retrógrado do que depositar um cheque nos anos 2000.