Dos males da TV digital: sempre existirá um vizinho com TV analógica. E esse cara gosta de futebol. E de gritar. E ele urra enquanto, na sua TV, o Alex ainda está ajeitando a bola para cruzá-la e o Danilo fazer aquele gol importante lá. Esse delay está matando o esporte nacional! Ok, não é para tanto, mas não gostei de saber que existe a possibilidade de o desligamento da TV analógica atrasar — e olha que ele já está prevista apenas para 2016.

Segundo a Agência Brasil, eis o que o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, falou sobre o sinal analógico:



“O prazo de 2016 [para desligamento do sinal analógico] está mantido, mas pode mudar enquanto houver número razoável de receptores analógicos funcionando nas residências”, disse Paulo Bernardo, após participar de palestra no Congresso Brasileiro de Radiodifusão. “Sabemos que um número muito grande de pessoas já possui TVs digitais, mas talvez a metade ainda tenha aparelhos analógicos”, acrescentou.

Ou seja: está na hora de armar uma reunião de condomínio (talvez até uma maior, de bairro) para discutir como a adoção da TV digital é boa para todos — e a salvação do futebol. Tudo bem, você pode ir além: o sinal digital tem qualidade de imagem melhor, há o sinal HD (animal para ver futebol!) e há toda a promessa do Ginga e da interatividade. Só, por favor, parem de gritar gol antes da hora.