Ciência

Já foi? Após dois meses, Terra perdeu sua pequena lua

A NASA acredita que a pequena lua possa ser uma rocha da verdadeira Lua e vai estudar o objeto em sua próxima visita
Imagem: NASA/Reprodução

A segunda e pequena lua da Terra mal chegou e já foi embora, como cientistas já esperavam quando descobriram o corpo celeste. Acompanhe abaixo.

Aliás, para quem não se lembra, a segunda lua da Terra é uma pequena rocha espacial com 10 metros de diâmetro, o asteroide 2024 PT5. Astrônomos espanhóis descobriram o 2024 PT5 em agosto, revelando que o objeto faria uma curta visita à Terra no final do mês seguinte.

Contudo, a gravidade da Terra forçou uma extensão da estadia do asteroide na órbita do nosso planeta, que foi nosso segundo satélite por dois meses.

Segundo um dos cientistas responsáveis pela descoberta, Raúl de la Fuente Marcos, esse asteroide é, “sem dúvidas, um objeto natural”, que se formou no cinturão de asteroides de Arjuna. A região abriga diversos asteroides com órbitas semelhantes à da Terra.

Leia mais: Terra ganhará uma nova “Lua” no final deste mês; confira

Contudo, uma matéria da Associated Press, publicada no último domingo (24), afirma que a pequena lua da Terra pode ter sido parte da nossa Lua. De acordo com a AP, a NASA usará um radar para observar o asteroide e ampliar o conhecimento sobre a pequena Lua da Terra.

“É bem possível que o objeto conhecido como 2024 PT5 seja uma rocha lunar que se desprendeu da Lua após o impacto de um asteroide”.

Além disso, a matéria cita que o campo gravitacional da Terra não conseguiu segurar a pequena Lua por mais tempo devido à gravidade do Sol. Desse modo, a segunda e pequena Lua se despediu da Terra na última segunda-feira (25).

No entanto, não é um “adeus”, mas, sim, um “até breve”. Em janeiro, o 2024 PT5 volta a nos visitar e este será o momento em que a NASA vai estudar o asteroide. Após essa breve passagem, a segunda voltará a nos visitar daqui a 30 anos.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Pablo Nogueira

Pablo Nogueira

Jornalista e mineiro. Já escreveu sobre tecnologia, games e ciência no site Hardware.com.br e outros sites especializados, mas gosta mesmo de falar sobre os Beatles.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas