_Apple

Google vai, em breve, fazer você matar a saudade de jailbreaking no iPhone

O iOS, da Apple, é um jardim murado que dá à empresa controle total sobre o que pode ser feito com seu dispositivo. Por anos, fazer jailbreak no seu iPhone foi superfácil e permitia todo tipo de liberdade de customização. Faz um tempo desde que um jailbreak simples foi lançado. Mas, nesta semana, um pesquisador […]

O iOS, da Apple, é um jardim murado que dá à empresa controle total sobre o que pode ser feito com seu dispositivo. Por anos, fazer jailbreak no seu iPhone foi superfácil e permitia todo tipo de liberdade de customização. Faz um tempo desde que um jailbreak simples foi lançado. Mas, nesta semana, um pesquisador do Google fez um anúncio que deixou a comunidade de jailbreak pronta para pôr as mãos à obra.

Se você não está familiarizado com jailbreaking, é simplesmente um método de explorar uma vulnerabilidade no iOS para assumir controle sobre o que o seu iPhone é capaz de fazer. Basicamente, ele dá ao iOS bastante da liberdade e customização disponíveis no Android. A Apple gosta de manter o controle sobre o que é feito no iOS porque isso mantém as coisas funcionando com tranquilidade, mais seguras, e existe muita vantagem em ter o poder para decidir quais apps são aprovados.

Quando o jailbreaking chegou pela primeira vez, ele ofereceu uma maneira de customizar a interface rígida da Apple, usar apps que não estavam aprovados, piratear softwares mobile, instalar emuladores de videogame e muito mais. Provavelmente, a funcionalidade mais importante, no início, era a que possibilitava às pessoas usar o iPhone com operadoras que não o ofereciam. Hoje em dia, isso não é um problema. A maioria dos pontos que levaram as pessoas a fazer jailbreak já foi resolvida. E conforme o iOS foi se tornando cada vez mais seguro, os jailbreaks foram ficando escassos, a comunidade de jailbreaking desmoronou, repositórios foram fechados, e parecia ser o fim de uma era.

Isso até o pesquisador Ian Beer, do Google, tuitar isto na terça-feira (5):

“Se você está interessado em iniciar a pesquisa no kernel de segurança do iOS 11, mantenha um dispositivo só para fins de pesquisa no iOS 11.1.2 ou inferior. Lançamento em breve da Parte I (tfp0)”

Como o Motherboard aponta, essa simples mensagem significou muito para a comunidade de jailbreaking. A Apple acabou de lançar a correção do iOS 11.1.2 na semana passada, e os desenvolvedores acreditam que o que Beer está indicando é que ele irá lançar um exploit que pode ser usado por outros para criar o primeiro jailbreak disponível publicamente desde o iOS 10. Da reportagem:

Duas ressalvas: Beer provavelmente não vai lançar um jailbreak completo, sem amarras, o que significa que você terá que plugar seu telefone em um computador para fazer o exploit cada vez que ligá-loMas ele provavelmente vai lançar o mais próximo possível de um jailbreak público que alguém poderia encontrar. O iOS 11.1.2 é um sistema operacional bastante atualizado, que recebeu seu update mais recente na semana passada.

Motherboard falou com vários pesquisadores de segurança, que confirmaram acreditar que Beer provavelmente vá distribuir chaves para o “castelo do jailbreak do iOS 11”. A comunidade do Reddit está empolgada, e Jonathan Levine, renomado especialista em iOS, tuitou que vai lançar um toolkit em breve para ajudar no processo de jailbreak.

Parte do motivo pelo qual o jailbreaking deixou de ser tão comum é que reportar vulnerabilidades para um programa de recompensa por busca de erros é um grande negócio para os pesquisadores. Se você acha uma coisa, você pode ganhar muito dinheiro reportando isso e permitindo que a Apple a conserte. Mas o Google não precisa desse dinheiro. Beer faz pesquisas no iOS para o Project Zero, do Google, um programa que visa manter o mundo mais seguro (e ocasionalmente envergonhar empresas rivais). O Project Zero busca brechas e dá às empresas 90 dias para consertá-las antes de ameaçar ir a público. Se tudo for o que parece nesse caso, a Apple ganhou tempo para consertar o problema, e se você não fizer a atualização, pode estar jogando ROMs de Nintendo e usar skins customizadas logo, logo.

Vale manter algumas coisas em mente. Se você estiver usando uma versão antiga do iOS que já passou por jailbreaking, atualizar para o iOS 11.1.2 pode fazê-lo perder as capacidades de jailbreaking se nenhuma ferramenta acabar aparecendo. Além disso, um iOS extremamente seguro é algo bom para você. Mesmo que o iOS 11 tenha tido um lançamento complicado, ele ainda é uma ótima opção para se proteger. O mundo hoje é diferente do que era em 2007, quando o jailbreaking explodiu. Hackers estão melhores do que nunca. Faça jailbreak por sua própria conta e risco.

[Motherboard]

Imagem do topo: Gizmodo

Sair da versão mobile